Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ASen

Serys defende benefício previdenciário para trabalho doméstico

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Senado
Data de Publicação: 13 de dezembro de 2003
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu neste sábado (13) a ampliação da oferta e da cobertura dos benefícios e serviços da Previdência Social para o serviço doméstico não remunerado feito pelas mulheres.

- É preciso que o Estado assegure condições para o cumprimento dos deveres que lhe foram imputados, como também reconhecer e valorizar o trabalho doméstico não remunerado - afirmou.

Serys disse que a pressão e a mobilização dos movimentos de mulheres e feministas foi fundamental para assegurar que a proposta de emenda à Constituição (PEC nº 67/2003) da reforma da Previdência determinasse a criação de um sistema especial de inclusão previdenciária para trabalhadores de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário mínimo, exceto aposentadoria por tempo de contribuição.

- Essa pressão e essa mobilização também foram fundamentais para que a PEC 77/2003 acrescentasse um novo parágrafo para explicitar que ¿o sistema especial de inclusão previdenciária de que trata o § 12 abrangerá os trabalhadores sem vínculo empregatício e aqueles sem renda própria dedicados exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito da residência da própria família e terá alíquotas e carências inferiores aos vigentes para os demais segurados do Regime Geral de Previdência Social¿ - acrescentou.

A senadora ainda citou dados levantados pela Organização das Nações Unidas (ONU) nas regiões mais pobres do mundo, onde os serviços básicos de infra-estrutura são precários, que apontam jornadas de trabalho de três a cinco horas a mais para as mulheres em relação aos homens, em tarefas domésticas e de subsistência, como pegar água e buscar alimentos. Ela também citou dados do IBGE, colhidos em 2002, segundo os quais as mulheres dedicadas aos trabalhos domésticos somam 19,2% e, desse percentual, 10,5% delas não recebem remuneração, sendo que a proporção de homens é de apenas, 0,8% e 5,9% respectivamente.

O senador Augusto Botelho (PDT-RR) disse que é solidário à proposta de Serys e assinalou que é um defensor das mulheres. ¿Sempre ajudo quando estou em casa¿, assegurou. Ele destacou que já apresentou uma PEC para dividir a expectativa previdenciária do casal e garantir que a mulher não fique desamparada em caso de separação conjugal.

2RI

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Serys defende benefício previdenciário para trabalho doméstico"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.359s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats