Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ASen

Mozarildo pede valorização dos municípios

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Senado
Data de Publicação: 13 de dezembro de 2003
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Os resultados do estudo O Perfil dos Municípios Brasileiros e Gestão Pública 2001 , divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levaram o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) a pedir ações que valorizem os municípios brasileiros.

- Nas duas últimas décadas, o país passou por mudanças, constituindo-se a esfera municipal em um importante cenário. Como parte de um processo de descentralização político-administrativa, um grande número de novos municípios foi criado e uma grande parcela de responsabilidades lhes foi delegada - analisou Mozarildo.

Entre os principais achados da pesquisa do IBGE, o senador apontou a tendência de favelização das grandes cidades, ao passo que os pequenos municípios, especialmente das regiões mais pobres, não possuem infra-estrutura básica, equipamentos culturais, instrumentos de justiça e cidadania e de incentivos a novos investimentos econômicos.

- As periferias de nossas grandes regiões metropolitanas encontram-se solapadas por palafitas e barracos, com mazelas sociais, formando um cenário construído sob os auspícios do êxodo rural descontrolado, altas taxas de desemprego e carência de serviços urbanos essenciais, negligenciados a uma gente sofrida e marginalizada - avaliou.

Os números da pesquisa, disse o senador, tornam clara a necessidade de se adotarem políticas públicas que combatam a fragilidade institucional dos pequenos municípios, que precisam de ações urgentes de apoio, especialmente nas áreas de cultura, segurança e desenvolvimento econômico.

- Somente se atentarmos para os resultados da pesquisa do IBGE, teremos os subsídios para a consecução de políticas que valorizem o município e o transformem em peça-chave na construção de uma nação mais justa, solidária e progressista - declarou.

Mozarildo condenou o fato de a imprensa atribuir a prática da corrupção a dirigentes municipais e apontou que os maiores escândalos na esfera pública foram praticados em nível federal.

- Pela imprensa, parece que o poder central é formado pelos detentores da moral pública. A realidade demonstra o contrário. É preciso mudar essa realidade, dar ênfase aos municípios, que precisam ser mais valorizados, uma vez que estão perto dos cidadãos - afirmou Mozarildo.

Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) confirmou que, ao longo da história, não foram dadas condições para que os municípios instalem a infra-estrutura necessária para dar condições de vida adequadas à população. Isso, na opinião do senador, faz parte do sucateamento do Estado brasileiro, que acontece especialmente por conta da grande dívida pública que impede a realização dos desejos das comunidades. Esse é, para Capiberibe, o problema estrutural do país, que drena os recursos e impede investimentos.

O senador Augusto Botelho (PDT-RR) elogiou Mozarildo pelo seu espírito municipalista, apontando que, na implantação do Sistema Único de Saúde, responsabilidades foram repassadas para os prefeitos e foram dadas condições para isso. A iniciativa, declarou Augusto, teve sucesso, com bons reflexos nos índices de saúde da população.

- O dinheiro será mais bem aplicado nos municípios. O governo central recolhe tudo e não divide nada com as prefeituras - reclamou.

3JC

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Mozarildo pede valorização dos municípios"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.453s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats