Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ASen

Capiberibe defende mecanismos de transparência nas contas públicas

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Senado
Data de Publicação: 13 de dezembro de 2003
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

O senador João Capiberibe (PSB-AP) elogiou dispositivo a ser adotado a partir da aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 77/2003, a chamada reforma paralela da Previdência, que, a seu ver, vai imprimir maior transparência à gestão dos recursos públicos. Trata-se da garantia de participação de representantes dos três Poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário - e de membros do Ministério Público no conselho gestor do sistema de previdência pública.

- Este é um dos mecanismos capazes de assegurar que os servidores públicos e a sociedade possam ter acesso aos dados sobre os recursos da Previdência - avaliou Capiberibe. Ele também aplaudiu outra modificação do texto segundo a qual a rede pública de computadores deverá colocar à disposição do público as receitas e despesas previdenciárias.

Em sua opinião, a medida irá, além de permitir o acompanhamento e o controle rígidos das despesas e receitas públicas, evitar irregularidades similares à que vivenciou, antes de assumir o governo de seu estado, o Amapá, quando recursos que deveriam ser aplicados em investimentos na infra-estrutura do estado foram repassados aos órgãos públicos do estado.

- É preciso que as informações sejam tornadas públicas e que as pessoas possam conhecer como anda a saúde financeira de seus municípios e estados, exercendo o legítimo controle social - analisou o senador.

Desvinculação

João Capiberibe aproveitou para esclarecer que a reforma tributária aprovada na última quinta-feira (11) em primeiro turno no Plenário não garantiu a Desvinculação de Receitas dos Estados e dos Municípios, como foi equivocadamente noticiado por alguns órgãos de imprensa. Segundo ele, a emenda que tentava implementar tal possibilidade não foi aprovada. Ele notou que a explicação é importante pois as assembléias legislativas estão aprovando os orçamentos para 2004 e precisam saber que 25% dos recursos municipais e estaduais continuam vinculados às ações nas áreas de saúde e educação.

3VR

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Capiberibe defende mecanismos de transparência nas contas públicas"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.422s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats