Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ASen

EDUCAÇÃO É A MELHOR ARMA CONTRA POBREZA, DIZ PAULO RENATO

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Senado
Data de Publicação: 19 de outubro de 1999
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A educação é o fator individual mais importante para combater a pobreza, afirmou o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, em audiência na Comissão Mista para Erradicação da Pobreza. Para Paulo Renato, o investimento da sociedade nesse setor, principalmente na educação básica, é fundamental. Segundo o ministro, o governo federal pretende conseguir manter 100% das crianças de 7 a 14 anos na escola e alcançar a universalização do ensino médio.

Paulo Renato destacou que 96% das crianças brasileiras de 7 a 14 anos estão na escola, número que ficava em 89% em 1995, quando o iniciou-se o primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

- Temos 44 milhões de alunos no ensino básico e apenas 37 milhões de jovens em idade escolar. A repetência no Brasil ainda é muito grande. Precisamos lutar agora pela melhora na qualidade da educação - disse o ministro.

Entre as medidas tomadas pelo governo federal e que resultaram em melhora no quadro educacional brasileiro, o ministro destacou a criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), a destinação de 15% da arrecadação de estados e municípios para o ensino fundamental e o programa de merenda escolar, que, segundo ele, agora chega com qualidade e assiduidade às escolas.

O ministro destacou, em especial, o Programa de Garantia de Renda Mínima que beneficia atualmente 298.580 famílias em 573 municípios, atingindo 604.288 crianças de 7 a 14 anos. Segundo Paulo Renato, já foram repassados pela União R$ 30,6 milhões para o programa, o que resulta em um valor médio mensal de R$ 35,60 por família. Estão em análise contratos com mais 430 municípios, o que representará garantia de escola para mais 403.136 crianças, informou o ministro.

O programa atinge famílias pobres habitantes de municípios com renda per capta inferior a meio salário mínimo. A União entra com metade dos recursos, ficando a outra parcela a cargo dos municípios, segundo Paulo Renato.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "EDUCAÇÃO É A MELHOR ARMA CONTRA POBREZA, DIZ PAULO RENATO"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.438s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats