Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ASen

SUPLICY FAZ APELO PARA QUE O BOLSA-ESCOLA NÃO ACABE NO DF

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Senado
Data de Publicação: 23 de novembro de 1999
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Ao prestar sua homenagem ao 40º aniversário da Declaração dos Direitos da Criança, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo ao governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, para que seja revista a decisão de acabar com o programa bolsa-escola. Ele também defendeu proposta de sua autoria que será examinada nesta quarta-feira (dia 24) pela Comissão Mista Especial para Erradicação da Pobreza, que aumenta o valor a ser custeado pela União para financiar gastos com programas de renda mínima associados à educação.

- Queremos aperfeiçoar projeto, sob a responsabilidade do Ministério da Educação, que autoriza a União a financiar 50% dos gastos dos municípios que adotarem programas de renda mínima associados à educação. Na lei a definição do benefício é bastante restrita, menor que o um salário-mínimo pago pelo bolsa-escola, pois determina o pagamento de R$ 15,00 vezes o número de crianças até 14 anos na família, menos metade da renda familiar per capta - informou Suplicy.

A proposta do senador por São Paulo é criar um benefício de 40% da diferença entre o número de pessoas da família, vezes meio salário mínimo, menos a renda familiar. O Poder Executivo fica autorizado a alterar a alíquota para mais ou para menos, de maneira a adaptá-la ao Orçamento, ou modificá-la conforme a experiência do programa.

Para Suplicy, a decisão de acabar o bolsa-escola merece a reprovação de todos os que tenham estudado com profundidade os programas de renda mínima associados à educação. O senador lembrou que Joaquim Roriz, durante a campanha para o governo do Distrito Federal, prometeu duplicar o número de beneficiários do programa, tornando-o universal a todas as famílias que preenchessem os requisitos exigidos.

Na opinião de Eduardo Suplicy, ao decidir substituir o bolsa-escola pelo programa Sucesso no Aprender (que distribuirá mochilas com material didático, uniforme, cestas básicas e assistência médico-odontológica), Joaquim Roriz e a secretária de Educação Eurides Brito deixam transparecer que não estão confiando na capacidade de escolha e na liberdade de critério dos pais em como utilizar-se dos recursos do programa.

Eduardo Suplicy também leu artigo da pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Lena Lavinas, publicado no jornal Folha de S. Paulo, sobre a extinção do bolsa-escola. Segundo o senador, a economista afirma que o programa conseguiu tirar mais de dez mil famílias da pobreza ao contemplá-las com o benefício mensal de um salário mínimo.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "SUPLICY FAZ APELO PARA QUE O BOLSA-ESCOLA NÃO ACABE NO DF"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.516s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats