Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ASen

LOBÃO PROPÕE LEI CONTRA A FALSIFICAÇÃO NAS ARTES VISUAIS

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Senado
Data de Publicação: 27 de dezembro de 1999
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

O senador Edison Lobão (PFL-MA) está propondo por meio de projeto de lei uma série de restrições à falsificação de obras de visuais como desenhos, pinturas, gravuras, ilustrações, cartas geográficas, fotografias, entre outras. Conforme o senador, a legislação sobre proteção à propriedade intelectual tem avançado nos últimos anos, mas ainda apresenta lacunas no que se refere especificamente à obra de arte visual.- Há muito tempo o setor de artes plásticas no Brasil vem se ressentindo da ausência de um instrumento legal que impeça com rigor a falsificação que ciclicamente assola o mercado, com graves prejuízos para todos os agentes envolvidos e, em última e grave instância, para o patrimônio artístico nacional ¿ diz Lobão na justificação de seu projeto.O senador explica que as leis protegem os autores contra a cópia ou reprodução não autorizada de uma obra de arte, mas não contra a falsificação do trabalho e da assinatura do seu autor. Assim, o projeto previsto por Lobão classifica como crime a falsificação da obra de arte e estipula pena de 1 a 5 anos de reclusão (prisão em penitenciária), mais multa, para os falsificadores ou comerciantes de obras de arte falsificadas. No caso de o criminoso ser primário, a pena de reclusão poderá ser substituída pela de detenção (de um a dois terços menor que a de reclusão), ou o juiz poderá aplicar somente a multa.O projeto de Lobão prevê também procedimentos para permitir a proteção às obras de arte. Um deles é a criação no âmbito do Ministério da Cultura de um grupo de especialistas encarregado de catalogar as "obras de arte visuais brasileiras" com a ajuda de grupos privados especializados no assunto denominados "iniciativas particulares cadastradas".

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "LOBÃO PROPÕE LEI CONTRA A FALSIFICAÇÃO NAS ARTES VISUAIS"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.578s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats