Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ASen

ALCÂNTARA PROPÕE REGULAMENTAÇÃO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Senado
Data de Publicação: 27 de dezembro de 1999
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

O comércio eletrônico poderá ser regulamentado em todo o país de acordo com projeto de lei apresentado pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE). Para ele, esse tipo de atividade comercial encontra-se em expansão necessitando um ordenamento jurídico adequado, principalmente nas áreas tributária e de propriedade intelectual, além do chamado direito das obrigações. A proposição de Alcântara adapta o comércio e a comunicação eletrônica às leis vigentes no país e aos dispositivos internacionais. A regulamentação proposta no projeto abrange também as mensagens eletrônicas e o intercâmbio de dados, com o objetivo de promover a uniformidade da aplicação de normas no âmbito internacional. O projeto estabelece o reconhecimento dos efeitos jurídicos, a validade ou a eficácia das informações transmitidas por mensagem eletrônica no contexto de atividades comerciais. A proposta considera que, quando a lei determinar que uma informação conste por escrito ou exigir a assinatura de uma pessoa, esses requisitos poderão ser preenchidos por meio de mensagem eletrônica. Na celebração de um contrato, sua proposição ou aceitação também podem ser expressas por e-mail. Segundo Lúcio Alcântara, a regulamentação irá facilitar o comércio eletrônico interno e externo, convalidar as operações efetuadas por meio das novas tecnologias da informação e fomentar e estimular a aplicação dessas tecnologias.O projeto, conforme informou o senador, foi baseado na Lei Modelo sobre Comércio Eletrônico da Uncitral (Comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional). Esse dispositivo foi criado em 1996 tendo em vista a globalização da economia a qual, na opinião de Lúcio Alcântara, tem provocado um enorme crescimento do comércio internacional, especialmente via Internet.- O uso cada vez mais acentuado da informática reclama seu disciplinamento jurídico, sob pena de surgirem questionamentos sobre a validade e eficácia da utilização desse instrumento - afirma o senador ao justificar sua proposição.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "ALCÂNTARA PROPÕE REGULAMENTAÇÃO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.471s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats