Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ASen

CABRAL SAÚDA CINQUENTENÁRIO DA TRIBUNA DA IMPRENSA

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Senado
Data de Publicação: 13 de dezembro de 1999
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

O cinqüentenário do jornal Tribuna da Imprensa foi saudado nesta segunda-feira (dia 13) pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM), ressaltando ser impossível desvincular a história do jornal de seu diretor-proprietário, o jornalista Hélio Fernandes. "Dirigindo a Tribuna a partir de 1962, com uma intrepidez e um destemor inigualáveis, Hélio Fernandes foi, de longe, o jornalista mais censurado e mais confinado da história brasileira. Falar da Tribuna é, necessariamente, falar da valentia, do arrojo e do denodo de Hélio Fernandes", afirmou Cabral. O senador também encaminhou à Mesa Diretora requerimento para que seja marcada data para a realização de sessão especial em homenagem ao cinqüentenário do jornal.

O senador lembrou que Hélio Fernandes conheceu a negação de sua própria identidade profissional e o cerceamento do direito ao trabalho, ao ser proibido de trabalhar e de escrever, tendo que, no período entre novembro de 1966 a setembro de 1967, utilizar o pseudônimo de João da Silva, nome de um pracinha brasileiro da FEB que morreu lutando na Itália.

- Falar em liberdade de informação para um jornal como a Tribuna, que sofreu a censura mais avassaladora de que se tem notícia na imprensa brasileira, é, a um só tempo, tocar numa ferida ainda exposta, uma vez que o jornal sofre, até os dias de hoje, os efeitos de uma bloqueio nefasto em termos de publicidade, mas é, também, exaltar o espírito de resistência e bravura com que se consolidou sua forma de fazer jornalismo: independente, autônomo, desassombrado, sem sujeição e sem servilismo ¿ assinalou.

Cabral lembrou também o fundador do jornal, o ex-governador Carlos Lacerda, que criou o lema "um jornal que pensa o que diz porque diz o que pensa". Segundo o senador, o "espírito da casa", que norteava a linha editorial do jornal, reuniu em torno de Carlos Lacerda, um grupo de fiéis seguidores, que comungavam do mesmo ideal de construir "um Brasil melhor".

O senador Jefferson Peres (PDT-AM) disse que só quem sabe quanto custa fazer jornalismo independente no Brasil de hoje, entende o milagre de manter uma edição diária sem falhar um só dia. "Hélio Fernandes já conheceu todos os tipos de agressão e arbitrariedade e, apesar disso, esse homem não se dobra. É um exemplo invejável de energia e de coragem num país onde até jornais tradicionais às vezes tornam-se veículos chapa branca", comparou.

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse saber que atuar no jornalismo como faz Hélio Fernandes, traz muitos riscos, mas ressaltou a importância do Brasil ter um jornalismo assim, "sem abaixar a cabeça aos poderosos". O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) registrou sua grande admiração pelo jornalista e assinalou a importância do jornalista na redemocratização do país. "Ele é o símbolo de resistência democrática", concluiu.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) revelou que faria um pronunciamento sobre o mesmo tema de Cabral e reafirmou sua admiração e respeito pelo jornalista Hélio Fernandes. Para Simon, Fernandes é dono de um espírito de garra e de luta que foge da média dos heróis do mundo inteiro. O senador disse ainda que, em conversa com empresários, soube haver uma determinação do governo para que não se faça publicidade na Tribuna da Imprensa.

O senador Agnelo Alves (PMDB-RN) falou da ligação que existe entre os jornais Tribuna da Imprensa e Tribuna do Norte, que também fará 50 anos em março próximo. Alves lembrou que o jornal potiguar sofreu toda a carga de perseguição sofrida pelo jornal carioca e que os dois não nasceram para ser empresas, mas jornais de luta, de resistência, de quase insurreição. "Somos irmãos na resistência", comparou.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "CABRAL SAÚDA CINQUENTENÁRIO DA TRIBUNA DA IMPRENSA"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.547s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats