Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ASen

PROPOSTA DE AMIN SOBRE MEDIDAS PROVISÓRIAS SERÁ VOTADA NO RECESSO

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Senado
Data de Publicação: 30 de dezembro de 1998
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Já votada no Senado, deverá ser deliberada neste mês pela Câmara a proposta de emenda constitucional do senador Esperidião Amin (PPB-SC) que estabelece critérios mais rígidos para a edição de Medidas Provisórias. A iniciativa proíbe a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida que tenha sido rejeitada ou perdido a eficácia por decurso de prazo.Depois de aprovada no Senado, essa PEC tramitou por diversas Comissões na Câmara dos Deputados, tendo recebido parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça. Em janeiro de 1998, foi instituída uma comissão especial para analisá-la, tendo sido o deputado Paes Landim designado seu relator. Está na pauta das matérias que serão votadas pelos deputados na sessão legislativa convocada para este recesso.No Senado, a proposta foi aprovada por 57 votos a favor e 12 contra, em maio de 1998, mediante um substitutivo do senador José Fogaça (PMDB-RS). Pelo texto aprovado, as MPs perderão eficácia se não forem convertidas em lei no prazo de 90 dias, sendo permitida a prorrogação apenas por igual período. E ficou proibida a reedição total ou parcial, na mesma sessão legislativa, de MP que tenha sido rejeitada ou não tenha sido convertida em lei. Nesses casos, os atos praticados durante a vigência da medida provisória terão validade jurídica plena, sendo que o Congresso terá 60 dias para promulgar decreto legislativo disciplinando as relações jurídicas dela decorrentes. Esse prazo começa a ser contado a partir da rejeição ou da perda de eficácia da MP.A tramitação de MPs também foi modificada. Conforme o substitutivo aprovado, caberá a uma comissão mista examinar e emitir parecer que será inicialmente apreciado pela Câmara ou pelo Senado, alternadamente. Por esse regime de alternância, a Casa a que porventura couber o papel revisor só poderá alterar o projeto de conversão mediante emenda supressiva. Havendo voto contrário de qualquer uma das Casas, a MP estará automaticamente rejeitada.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "PROPOSTA DE AMIN SOBRE MEDIDAS PROVISÓRIAS SERÁ VOTADA NO RECESSO"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.391s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats