Sonia Baiocchi Laerte Bessa lembra que termo bombeiro é exclusivo para os integrantes forças de segurança pública. Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5358/09, do deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), que substitui a designação "bombeiro civil" por "brigadista particular". O autor afirma que a mudança de nome é necessária por envolver assunto de Estado.
Segundo Laerte Bessa, o termo "bombeiro" tem o mesmo valor, para o Estado, que o termo "polícia". O deputado lembra que nenhuma empresa de vigilância ou de segurança pode intitular-se "polícia particular" ou "polícia privada", porque o termo "polícia" é próprio de uma função do Estado. Ele argumenta que tratamento similar deve ser conferido ao termo "bombeiro".
Definição
Laerte Bessa afirma que o bombeiro é definido como o profissional das forças de segurança pública dos estados responsável pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas - de incêndios, afogamentos, acidentes ou catástrofes -, pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios e pelas investigações sobre a origem do fogo.
Segundo o deputado, a substituição do termo "bombeiro civil" por "brigadista particular" é necessária, portanto, porque a atividade não integra as forças de segurança pública dos estados.
O projeto altera a Lei 11.901/09, que regulamenta a profissão de bombeiro civil. Segundo a lei, bombeiro civil é a pessoa que exerce, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo , será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:- PL-5358/2009Notícias relacionadas:Projeto obriga escolas a manter equipe permanente de socorristas
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Pierre Triboli
Link para a página original
21 de setembro de 2009 as 18:31
Ora! mais essa, o Sr. Deputado Laerte Bessa, parece não entender nada sobre profissão, este argumento só troxe indignação a nossa categoria, talvez ele não saiba mais eu quero lembrar a ele, que existe outra profissão que usa o termo BOMBEIRO , a profissão de bombeiro hidraulico, será que ele também lutará para retirar este nome também? afinal tambem é BOMBEIRO, Dep. Laerte em brasília nós somos mais de 30.000 trinta mil bombeiros lutando por esta categoria, e no ano que vem tem eleição NÃO SE ESQUEÇA DISSO.
22 de setembro de 2009 as 07:53
EU COMCORDO COM O MEU AMIGO LIMA , QUEM É ESSE DEPUTADO E OQUE ELE PENSA QUE ESTÁ DISENDO , ENTÃO SE ELE PASSAR MAL NO MEUO DA RUA N VAI QUERER SER ATENDIDO POR UM BOMBEIRO CIVIL ,GENTE ISSO TEM QUE ACABAR AS PESSOAS N RESPEITÃO NOSSAS PROFISSÕES ,E DEPOIS VEM DE SANTINHU PEDINDO VOTOS A NOSSA CATEGORIA , EU ESTOU ABISMADO E MUITO CHATEADO COM O PODER PÚBLICO DE CERTAS REGIÃO POR NÃO DÁR O VALOR DEVIDO A ESSES PROFISSIONAIS QUE ESTÃO SEMPRE ALERTA PARA AJUDAR E SERVIR A POPULAÇÃO ASSIM COMO OS MILITARES,SENHORES GOVERNANTES POR FAVOR NÃO FAÇAM ISSO POIS UM DIA VC PODE PRECISAR DE UM BOMBEIRO CIVIL . NÃO TE ESQUEÇAS DISSO ..
22 de setembro de 2009 as 13:36
Só para entendimento da Deputado, de acordo com o dicionário Aurélio - Bombeiro - Homem que pertence a uma organização para combater incêndios e outros sinistros. / Aquele que monta e conserta bombas, encanamentos e material hidráulico!
Acho que é muito fácil criticar sem se informar!!!!
Então, Bombeiro Civil tem que se chamar "Brigadista", Bombeiro hidráulico de "Encanador" e Bombeiro de posto de gasolina de "Frentista".
E o "BOMBEIRO DO ESTADO" tem que se chamar "BOM BRIL" - Mil e uma utilidades...
É melhor o Deputado se informar um pouquinho mais, ao invés do VIDE MECUM, ler o "Pai dos Burros" .
27 de setembro de 2009 as 21:37
Estou aqui para demonstrar minha total indignação quanto ao seu projeto Sr Deputado!
Com muita luta consequimos que a profissão fosse reconhecida e o senhor quer, simplesmente banalizá-la.
Tanta coisa mais importante e o Sr preocupado na mudança de nomes...
Com certeza me lembrarei do seu nome na próxima eleição, para não correr o risco de votar no em "Vossa Excelência".
28 de setembro de 2009 as 16:51
Vossa Excelência, não tem coisa melhor pra fazer?!?!?!
E quem foi que disse que o termo BOMBEIRO é de uso exclusivo das forças de segurança publica.
Existe um Abismo entre Bombeiro Prossional Civil e Brigadista. Procure mais informações sobre o assunto ou melhor esqueça o assunto e vá fazer o que realmente é da sua ossada.
Lembro a Vossa Excelencia que somos mais de 30.000, e que com certeza não iremos esqueçer de Vossa Excelencia nas Eleições.
Pra que e a quem o Sr. acha que irá beneficiar fazendo esta alteração, os Bombeiros Militares, Empresários, Pré-Sal...
Vossa Excelecia irá fazer um papel ridiculo como muitos outros, isso é uma vergonha, um partido como o PMDB ter politicos como o Sr.
Vossa Excelencia é, no minimo, ridiculo.
4 de outubro de 2009 as 21:10
PRESADO SENHORES,SOU BOMBEIRO A 29ANOS,ME FORMEI NA ACADEMIA DO BARRO BRANCO ,PRESTANDO SERVIÇO PARA A CEF,PORÉM AQUI EM SÃO PAULO ESTAMOS
QUASE CHEGANDO A 150.000,00 MIL BOMBEIROS CIVIL ESTE DEPUTADO SR:LAERTE
BRESSE,DO DF DO PMDB ELE SE COMPLICOU PORQUE PENSANDO BEM ESPERAMOS 20ANOS PARA A LEI SER APROVADA AGORA NÃO TENHO CULPA DOS BOMBEIROS PÚBLICO DE TER UM SÁLARIO DIGNO DE QUEM E A CULPA?OLHA ESTAMOS UNIDOS
NINGUÉM VAI TIRAR NOSSOS DIREITOS ADQUIRIDOS PELO SR PRESIDENTE LUIZ
INÁCIO DA SILVA.
6 de outubro de 2009 as 18:23
Lembraremos do querido Deputado nas próximas eleições.(infeliz)
6 de outubro de 2009 as 20:45
nao liga meus amigos ele nao consegue contestar o lula ele e inteligente ja tive com ele varias vezez sei o que ele pensa da profissao .e mas os municipios que nao consegue montar um bombeiro pm pode atraves da lei 10220 montar um municipal e nos paises de primeiro mundo o bombeiro e civil voluntario a nos no brasil temos muitos assim dep vai achar o que fazer chefe nao voto nem para meu pai entao vc sabe o que estou falando nao e eu entrego vc na mao de Deus ai vc vai saber o que acontece
6 de outubro de 2009 as 21:05
sr dep federal sem comentarios , vamos lutar para mudar o codigo penal ,deixa os bombeiros civis eles ajudam muito o estado e a policia deixe quem tem que resolver isso e corregedoria das policias segundo o RDPM regine diciplinar da policia militar eles so nao podem usar insglias da policia , no acidente da tam havia muitos deles ja ajudando entao vamos tratar de assuntos mas graves e uma pena muitos de vcs vao sofrer se mudar a lei mas fazer o que os maus politicos vao responder pelos seus atos abraço
7 de outubro de 2009 as 16:07
Infelizmente a nossa casa federal esta assim cheios de deputados que não tem o que fazer daí inventa para chamar a atenção. Esse deputado e mais um que quer ter uma certa poplaridadezinha... Coitado! Se bem me lembro o termo bombeiro usado pelo o senhor dignissímo deputado emgloba não só a profissão de bombeiro do estado como outras atividades que levam esse nome.... Infelizmente e assim. Já exerci a profissão ded BOMBEIRO CIVIL e sou totalmente a favor dos meus velhos companheiros de profissão.
Com certeza esse daí não terá o meu voto.
8 de outubro de 2009 as 15:40
Uma coisa eu notei: depois que nossa categoria foi reconhecida através de Lei Federal, estamos sofrendo perseguições por todos os lados e incomodando diversos setores. Aqui em Brasília, perdemos a padronização do uniforme, e recentemente o Sr. Dep. Laerte Bessa, do PMDB/DF, apresenta esta proposta irrizória, que graças a intervenção do nosso represente sindical foi arquivada. A imagem do mesmo, como mencionei anteriormente, que é parlamentar do DF, está prejudicada diante de mais de 30000 Bombeiros Civis formados e que além disso são eleitores. Estamos enfrentando uma grande batalha, mas com a graça de Deus, iremos vencer todos os obstáculos.
8 de outubro de 2009 as 19:00
o Sr. Deputado Laerte Bessa, parece não entender nada sobre profissão, este argumento só troxe indignação a nossa categoria.
Se ele não sabe iremos lutar pelos nossos direitos pois somo muitos Bombeiros Civis.
Deus disse que no mundo teremos aflições , mais que iremos vencer todas.......
9 de outubro de 2009 as 09:37
So lembrando que ano que vem tem eleições novamente e todos os deputados que estão lutando contra nossa categoria estaram lanovamente, Gaera vamos nos concientizar e apartir de ja pensar bem sobre nosso voto.
BOMBEIROS CIVIS somos nos não adiante esse ai querer mudar....
9 de outubro de 2009 as 11:05
Caros Companheiros Bombeiros Civis do DF e Entorno não se esqueçam ano que vem terá eleição vamos eleger pessoas que tem o compromisso com a nossa profissão, se reúnam se multipliquem....Lembrem-se vocês são muitos...Boa Sorte a todos, a vitória já e nossa. Um Grande Abraço a todos.
Magno Cesar - Presidente do Sindbombeiros-GO
www.sindbombeiros.com.br
11 de outubro de 2009 as 12:54
Quanto mais lutarem contra nossos direitos mais teremos forças para derrotar as hipocrisias.Somos 30.000 bombeiros civis no df e todos são bem informados,pra isso foi criado a ABPC/DF onde somos bombeiros defendendo bombeiros,não temos que aceitar o que querem,aceitamos aquilo que é melhor para nós,sabemos exatamente quem está do nosso lado e quem está contra,quem está a nosso favor nosso muito obrigado,aos contra lamento informar que conhecemos bem nossos direitos e não é qualquer um que irá nos enganar,estamos prontos pro que der e vier,temos certificados de bombeiros civisa e não de BURROS,estamos de OLHO naqueles que acham que podem tudo e preparados para não aceitar o que nos impôem!
21 de outubro de 2009 as 19:03
Olá, boa tarde! Sou bombeiro militar, gostaria de parabenizar a vsa. excelência Sr. Dep. Laerte pela proposta feita, uma vez que muitos bombeiros civis estão se achando, e estão fazendo coisas que não devem, muitas vezes pela farda se parecer, daí quado sai na imprensa as pessoas pensam que são os militares e ficam questionando o trabalho dos verdadeiros bombeiros. Contudo não quero que extingua a profissão, mas que tenham a sua própria identidade e não vivam a sombra de ninguém, pois são profissionais independentes e têem um trabalho de muita importância, porém não tem motivo para essa classe de brigadistas ficar se incomdando com a mudança de nomeclatura uma vez que o que importa é o seu trabalho. Um abraço a tds.
29 de outubro de 2009 as 18:20
bom sd pm guedes eu sou formado pla pmesp 10gb marilia acho que vc esta um pouco equivocado estas academias de bombeiros civis sim nao forma os bombeiros corretamente mas existem bombeiros voluntarios formados pela pmesp que teve aula de hirarquia diciplina rdpm e mais trabalha no dia a dia nos papa 04 e papa 07 da vida entao irmao tem que padronizar nao desfazer acho que a corregpm tem que qualificar todos com identificaçao na correge para nao sair ai pagando de maike nas ruas se eu ver eu tenho e autonomia de conduzir ao dp por isupacao de funçao publica entao senhores bombeiros civis use seu uniforme corretamente nao ande de onibus sem pagar falando que e pm cuidado
11 de novembro de 2009 as 10:37
Ele alem de maluco deve ser um graande babaca,deve ter sido CORNO de um bombeiro civil ou é APAIXONADO por um...É um babaca!!!!!!!!!
14 de novembro de 2009 as 18:24
Guedes meu querido, ate então ninguem criticou sua profissão então porque tanta raiva, sinceramente acho que vocë e que esta se achando d+ . Não sei onde vc reside mas onde me encontro o uniforme e totalmente diferente do d vcs, aqui nos so temos profissionais responsaveis na area que dao o sangue por isso, e trabalhão por amor,nos ja temos nossa identidade e nao foi criada debaixo da sombra de ninguem todos nos temos um trabalho de muita importância e estamos em paz, logo ao em vez de nos atacarmos, precisamos de vcs e estamos aqui para lhes servir, caso precisem. Um abraço a tds.
15 de janeiro de 2010 as 22:25
Olha! entendo todos!mas é certo dizer que a prifissão de bomb.civ. é valida e demorou muito para ser regulamentada.Só que a profissão tem que ter identidade propria e que brigadista soaria muito melhor e com uniformes diferenciados, devido a semelhança que tem com os B.Mil.e seria reconhecido com mas alegria,¨fui salvo pelo brigadista e não pelo bombeiro¨ só que isto era para ter ocorrido antes da publicação do D.O.U e LULA foi nota 10 pelo o reconhecimento da profissão.E vou fazer o curso de Bombeiro por quer eu adimiro a profissão seja ela brigadista ou bombeiro...ok!!!pessoal um abraço!!
20 de janeiro de 2010 as 19:37
nao vejo motivo pra alterar o nome bombeiro Civil, somos bombeiros tambem, trabalho em um dos maiores shopping de sp. e ja salvei varias pessoas com pc, avc, pcr ja fiz resgate em altura. sem contar incendios vaz de gas. e apesar de ja ter trab no bm, nunca solicitei eles, pq sei o que deve ser feito e acho que eles tem que estar nas ruas ajudando os leigos, nos bombeiros c temos trinamentos e estamos sempre prontos para combater incendios ou socorres pessoas. nao quremos estar no lugar deles quremos trab m conjunto pense se nao tivese os bc o numero de ocorrncias para eles seia bem maior quantos estbelecimntos hoje contam com os BC Ambulacias e toos os euipamentos nessarios, para relizar o trab em solicitar os BM. AMO OS BM MAS AMO TB OS CIVIS TRABALHAMOS COM O MESMO OBJETIVO SALVAR VIDAS. E SO UM NOME REPRESNTA TUDO ISSO BOMBEIRO, QD A PESSOA ESTA ENTRE A VIDAE A MORTE ELE NAO SE IMPORTA SE´VC E BOMB CIVIL OU MILITAR.
24 de janeiro de 2010 as 00:02
Estou de acordo com o deputado pois o nome BOMBEIRO pertence a agente publico, essa lei tem que ser mudada. Vocêis que se dizem bombeiro civil leiam com atenção a lei 11901 que em momento algum acoberta vocêis em fazer atendimento a vítimas pois ja vi bombeiro civil fazendo procedimento errado com vítima de PCR. Quem se responsabilizarar por danos causados por vocêis?
27 de janeiro de 2010 as 21:10
SÓ QUERIA INFORMAR MEU SENHOR DEPUTADO Q BOMBEIRO VEM DE BOMBA,TAMBEM AQUELAS PESSOAS Q ESPLODEM PEDREIRAS,BOMBEIRO BOMBIADO DE BOMBA,BOMBEIRO HIDRAULICO
NÃO SEI SE O SENHOR SABE ,OS BOMBEIRO ERÃO TODOS CIVIS ,PESSOAS COMUM COM O INTUITO DE AJUDAR,ATÉ QUE ENTÃO VEI O MILITARISMO E MILITARIZO TODOS,PASSANDO ENTÃO DE CIVIL PARA MILITA.
OS BOMBEIRO CIVIS SÃO PROFICIONAI TRENADOS E CAPACITADOS A PRESTAR TODO O TIPO DE APH. E PCIP.
SENHOR DEPUTADO , NÃO É O NOME BOMBEIRO, UNIFORME OU FARDA Q VAI SALVAR A SUA VIDA QUANDO PRECISO, MAS SIM UMA PESSOA FISICA ,SENDO ELA CIVIL OU MILITA.AI QUE DEUS TE ABENÇOE POR TODA A SUA JORNADA.
28 de janeiro de 2010 as 15:27
senhor deputado,hoje vemos tantos acidentes no brasil entra uma categoria e senhor vem querer rebaixar nossa categoria no chão,veja bem bombeiro militar vai sempre nosso bombeiro militares nos espelhamos nessa categoria linda que e salvar vidas. pois veja bem se quer trocar nosso nome troque tambem os bombeiros militares,policia militar.pois para muitas soam a lembraça da ditadura militar,que caiu ,somos um pais livre eo nome ate hoje nao foi mudado,lute por um ideal senhor deputado pois o senhor e pago para ajudar o povo desse pais nao atrapalhar.um abraço
7 de fevereiro de 2010 as 14:26
Olá caros amigos Bombeiro Civil, Sou Capitão da 1 Gb do Corpo De Bombeiro de São Paulo, O termo Bombeiro Civil é usado ha muitos anos, realmente o termo deveria ser outro mais como foi dito la em cima por um bombeiro civil , Bombeiro é Bombeiro mais isso se diferencia Civil e Militar. Não cabe a um bombeiro Civil andar "uniformizado" achando que está fardado na rua ou pegar ônibus de graça sendo facilmente confudido com um Bombeiro da Policia Militar. Mais para que mudar um nome no qual ja estamos acostumados a falar e ser usado a muitos anos, temos coisas mais sérias para ver no nosso país.
Mais como disse Bombeiro Civil deve proteger somente seu local de trabalho não manchando a imagem dos Bombeiros Civis como ja vi casos do camarada andar uniformizado por ai se achando o tal , se for pego é preso e punido conforme lei , Se eu pego prendo na hora. Vamos respeitar e honrrra seu local de trabalho preservando a vida e meio ambiente. Abraço
19 de fevereiro de 2010 as 14:41
esses deputados e compainha so sabe fazer o que nao deve eles tem que ver outra coisas mudar o codigo penal tirar esses ladroes politicos que colocar dinheiro na cueca e nas meia
19 de fevereiro de 2010 as 22:10
tem mike querendo que aprave esse lei so pro bombeiro civil na pagar a conduçao isso a comulo hoje em dia so for fardado o cara for um super homem que a arrico de tomar tiro no meio da testa como qualquer policia todos tem quir apazaina eu sou bombeiro vou de carro eu nao sou piao pra pegar onibus e menos ainda nao pagar conduçao sair pra la pobres
23 de fevereiro de 2010 as 11:55
Bom, concordo plena mente com o capitão Azevedo.Temos que se conciêntizar que somos paramilitares e não militares na qual fazemos a prevenção e a ação em nossas empresas ou indústrias. e conforme o art.135 devemos sempre fazer os PS tanto em nosso estabelecimento quanto nas ruas.
Abraços...
18 de março de 2010 as 05:46
Porque será que quando o Bombeiro Militar é Reformado após anos de seviços prestados ao Estado ele ainda tem uma idade baixa ele não quer parar de auxiliar ao seu semelhante, ele procura uma instituição seria para fazer o curso de formação de Bombeiro Civil ou para dar aulas e até mesmo como aqui em Guarujá tem o Sr: ten Paulo Rogerio Loiola do CBPMSP, que está tentando ser reformado com problemas mentais e já montou o seu Centro de Treinamento Universo (em nome do seu Pai) e que seu unico intuito e ganhar e não tem nenhum compromentimento com a Profissão.
fico pensando será que o Dep. não está defendendo o interesse de alguem.
pois poderia estar usando o seu mandato que lhe foi dado pelo povo para que a defesa civil dos municipio fossem composto por Bombeiros Civis.
até outubro Deputado.
Ailton Massão é Presidente da Associação de Bombeiros Civis da Baixada Santista.
18 de março de 2010 as 06:11
BOM DIA A TODOS!!! QUERO DEIXAR CLARO QUE O SENHOR DEPUTADO BESSA ESTÁ TENTANDO FAZER COM QUE PERCAMOS O NOSSO DIREITO A LEI 11.901 E CONSEQUENTEMENTE, REBAIXAR TODOS OS SALÁRIOS, PRA COMEÇO DE CONVERSA, BOMBEIRO NÃO É DAS FORÇAS ARMADAS, BOMBEIRO NÃO É SOLDADO, E POLÍCIA MILITAR É UMA FORÇA DE AUXILIO DO EXÉRCITO QUE DEVERIA TER SIDO EXTINTA COM O FIM DA DITADURA, EU NÃO SOU IDIOTA, E QUANTO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS???? SERÃO BRIGADISTAS PARTICULARES VOLUNTÁRIOS??? DESCULPA BESSA, MAIS VOCÊ NÃO ENTENDE O QUE É SER BOMBEIRO PARA CRIAR UM PROJETO DE LEI TÃO RIDICULO, POR QUE NÃO FAZ O QUE O SR.JUIZ DESEMBARGADOR CITADO ACIMA SR. PAULO AMARAL DISSE?? VAI MELHORAR O CODIGO PENAL!! E SR. BOMBEIROS, VAMOS INICIAR UM ABAIXO ASSINADO!!
2 de abril de 2010 as 20:28
olha, a grande verdade de toda esta ladainha, é que somos bombeiros sim , e no brasil os bombeiros militares os sao, por conta do golpe em 1960 onde a policia e bombeiros passaram a ser militares comforme o governo q não queria perder o poder de jeito nenhum, a policia militar hj é resquicio do militarismo, entãp os militares não querem perder o poder. e com o crescimento da categoria dos bombeiros civis , os militares temem q crescamos a ponto de sermos uma corporação tb, como é a dos policiais civis q trabalham em conjunto, mesmo sendo odiados tb pelos militares
4 de abril de 2010 as 09:15
quem e esse carlos jose tecnico eletronico,pag 22,meu amigo nem da categoria voce e.nao podemos julgar um companheiro por todos,aqui no rio de janeiro existem bombeiros militares corrupitos que participam de melicias e grupos de exterminio e ai sera que temos que julgar todos pela minoria.entao meu amigo vai consertar seu computador,maquina de lavar,lava louça etc...nao queremos nos comparar com bombeiro militar porque nos orgulhamos de ser bombeiro civil,conquitamos nosso espaço com honra dignidade e respeito a vida.desculpe se na sua profissao voce nao tem o prazer de salvar vidas.avante bombeiros civis nao vamos permitir que um deputado como esse derrube nossa conquista,nao vamos esquecer que pra ele continuar no cargo ele precisa dos nossos votos,vamos todos juntos mostrar que nos bombeiros civis podemos tirar ele do poder.NAO ESQUEÇA DESSE NOME (LAERTE BESSA PARTIDO PMDB).
4 de abril de 2010 as 13:02
COMENTARIOS SOBRE A PAG 222. COMPANHEIRO A LEI 11901 SO NORMALIZA A PROFISSAO,MAS SE VOCE QUISER SABER SBRE AS ATRIBUIÇOES DO BOMBEIRO CIVIL VAI LA NA( NBR14608)
15 de abril de 2010 as 15:19
dadas
21 de abril de 2010 as 21:45
INFELIZMENTE EXISTE MUITAS PESSOA QUE NÃO ENTENDEM A NOSSA PROFISSÃO...INCLUSIVE ALGUNS DEPUTADOS QUE ESTÃO COM O BOLSO CHEIO DE DINHEIRO E SEM TER O QUE FAZER PARA AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA. SOMOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EMERGÊNCIA, CONQUISTAMOS NOSSA IDENTIDADE PROFISSIONAL, PRIORIZAMOS SALVAGUARDAR VIDAS E O PROTEGER PATRIMÔNIOS, EXERCEMOS E ENSINAMOS A PREVENÇÃO E EXIGIMOS QUE POSSAMOS COLHER O BOM FRUTO DE NOSSOS ESFORÇOS COMEÇANDO PELO RESPEITO À NOSSA ORGULHOSA IDENTIDADE "BOMBEIRO CIVIL". CAROS COLEGAS, SE ESTAMOS SENDO PERSEGUIDOS É PORQUE ESTAMOS DANDO FRUTOS, E QUE FRUTOS ESTAMOS PRODUZINDO, FRUTOS DIGNOS DE NOSSAS CONQUITAS, DE NOSSOS ATENDIMENTOS PRECISOS E OBJETIVOS, VAMOS NOS ORGULHAR DO NOSSO NOME, VAMOS NOS ORGULHAR DO NOSSO TRABALHO...SOMOS UMA EQUIPE...SOMOS BOMBEIROS CIVIS!!!
2 de maio de 2010 as 19:25
Este imbecil de Deputado ai,ao inves de cuidar de assuntos importante como saude,moradia e saneamento basico,fica cuidando de coisas que não lhe interessa.Mais como disse Bombeiro Civil deve proteger somente seu local de trabalho não manchando a imagem dos Bombeiros Civis como ja vi casos do camarada andar uniformizado por ai se achando o tal , se for pego é preso e punido conforme lei , Se eu pego prendo na hora. Vamos respeitar e honrrra seu local de trabalho preservando a vida e meio ambiente. Abraço,e o nome Bombeiro é profissão.
2 de maio de 2010 as 19:37
Este cara simblismente é um idiota,não vamos esquecer da cara lavada dele,elias porque não tentamos mudar o nome dos deputados para Ladrões,hem.....
13 de maio de 2010 as 09:34
__Um Bombeiro é um profissional/voluntário que por vezes possui treinamento e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e ajudar e fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem.
__Nesse caso Dr. Deputado ( Dr. Delegado de Policia), não seria mais fácil lutar para os bombeiros Militares mudar o nome da profissão e ser chamado apenas de policial Militar...se não estou enganado já são né?!.
__Por ser um Delegado o Dr. já consultou sobre sua profissão...já consultou o que sugere a palavra DELEGADO!!!!?Então o Dr. com certeza sabe a diferença entre as palavras MILITAR e CIVIL!!!? Obrigado
7 de junho de 2010 as 23:07
Sem comentarios pra essa raça...........
19 de junho de 2010 as 20:17
ja ta chegando a hora de votar e votar nulos deveria mordenizar tirar esses deputados e veradores que nao fazem nada e ganha muita grana dos truxas brasileiros colocar vunluntarios no congreso para voltar no lugar deles e brasil economiza muita grana para melhorar a saude educaçao e habitaçao
30 de junho de 2010 as 21:26
PRESADOS COMPANHEIROS,SOU BOMBEIRO CIVIL FORMADO EM 1980,POR UMA DAS
1 EMPRESA DE SEGURANÇA TRABALHANDO NA CAIXA ECONOMICA FEDERAL,TENHO
TENHO VÁRIAS ESTÓRIAS,JÁ EVITAMOS GRANDES INÇÊNDIOS EM EDIFÍCIOS,
ATENDIMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS,EX:MESMO VC USANDO O RCP 30 MINUTOS
MANTÉM O CORAÇAÕ VIVO ATÉ A CHEGADA DOS BOMBEIROS PÚBLICO E AÍ VAI
PORQUE QUEREM MUDAR O NOME PARA BRIGADA MILITAR,VAMOS TER UMA REUNIÃO
AQUI EM SÃO PAULO,CAPITAL EM 01/07/2010 ÁS 10 HORAS,SINDIBOMBEIROS
TEL 22210957 VAMOS FICAR ATENTOS, ESTA LEI NÃO VAI MUDAR O PRESIDENTE
EXELENTISSÍMO SR:LUIZ INÁCIO DA SILVA NÃO VAI ASSINAR,LEMBRE SE TEMOS ELEIÇÃO.PARA GOVERNADOR,DEPUTADO,SENADOR,E PRESIDENTE.
ABRAÇOS DO BOMBEIRO PAULO.
2 de julho de 2010 as 22:10
BOM ESTE DEP. LAERTE BESSA É UM IGNORANTE ATUA SEM CONHECIMENTO DE CAUSA, AO CONTRARIO DELE TEMOS O DEP.ESTADUAL DONISETE BRAGA / PT QUE LEVANTOU NOSSA BANDEIRA VEJAM A MATÉRIA http://www.ptalesp.org.br /bancada_ver.php?idBancada=2491
8 de julho de 2010 as 00:50
esse palhaço nunca fez nada por ninguem e agora vem com essa ve se voces não esquecem o nome dele na eleição esse não vai ganhar nem dor de barriga e tambem não votem no pmdb
8 de julho de 2010 as 19:02
PRESADOS COMPANHEIOROS,FICO ORRORIZADO COM ESTES COMENTÁROS DO
DEPUTADO LAERTE BRESSA,PARA PRESTARMOS ATENÇÃO EM ALGUNS ITENS
COM A MUDANÇA EXEMPLO QUE NÃO VAI PASSAR DO PAPEL PERDEREMOS NOSSOS
30 POR CENTO DE PERICULOSIDA E MAIS O BOMBEIRO PÚBLICO QUE É MILITAR
ESTÃO PASSANDO FOME PORQUE O GOVERNO DE SÃO PAULO,NÃO PAGAM UM
SALÁRIO DIGNO,QUEREM ACABAR COM A LEI PARA ESTES FAZEREM FREE LANCE
EM COMDOMINIOS,SHOPPINS,FEIRAS,RODEIOS,EVENTOS TIRAREM OS NOSSOS
GANHA PÃO PARA NOSSAS FAMÍLIAS PORÉM,VAMOS SE UNIRMOS LIGUEM PARA O SINDICATO DOS BOMBEIROS CIVIL DE TODO O BRASIL FALE COM OS DEPUTADOS MANDE MENSAGEM PARA ELES .BOMBEIRO PAULO DE SP
9 de julho de 2010 as 11:37
Este absurdo projeto do ilustre deputado Laerte Bessa, realmente não tem importancia alguma e um disparate muito grande. Portanto precisamos nos unir e fazer um baixo assinado urgente de todos os profissionais desta area de todo o estado, e reinvindicar que este projeto truculento fique engavetado. Este ilustre politico deveria aproveitar o tempo que tem e fazer merecer o rico salario que o povo paga a ele, para fazer projetos de lei que possam mudar nossa arcaica lei penal, e não ficar ai prejudicando esta classe com algo tão banal, pois jamais os bombeiros civis poderiam por esta denominação serem confundidos com os bombeiros militares, pois na propria denominação ja diz "civil".
Portanto este projeto de lei so vai trazer desqualificação a estes profissionais e não vai beneficiar a ninguem ou seja somente uma classe minima de pessoas, este deputado creio não ter muito oque fazer, assim sendo gostaria que todos fizessem uma mobilização geral para que este projeto não passe.
11 de julho de 2010 as 14:06
Concordo com sr. Massao, presidente da ( ABCBS). Esse deputado deve está defendendo interesse de alguém e claro dele, se mudarem o nome de bombeiro civil para brigadista, esta lei não vai vale de nada. Vai continuar do mesmo jeito que está, nas empresas operadores, vigilantes e funcionário de diversos setores, realizando serviço de brigadista. Com essa lei isso vai acabar,ai vem esse demônio deputado sendo usado ou vamos dizer comprado por empresas de grande porte para mudar o nome de bombeiro civil para brigadista e continuar do jeito que está.
Acho que a comissão de deputados deveria investigar esse caso de mudança de nome, deve está rolando alguns trocados ou seja milhões pra alguns.
15 de julho de 2010 as 23:32
Que papelão deputado invés de você dar valor a nossa profissão, que aprendemos no Corpo de Bombeiro. Invés do senhor se preocupar em desonrar a nossa classe, faça uma lei em que as firmas particulares entre em parceria com o estado para sermos parceiros do Corpo de Bombeiro e defesa civil para ajudá-los nos casos salvamento e ajuda humanitária em casos de calamidades em geral. Se liga deputado esta perdendo muitos votos com essa lei absurda. Votamos em vocês para melhorar a vida do povo(maioria) e não as dos ricos(minoria).
21 de julho de 2010 as 10:54
quero parabenizar a atitude de todos companheiros bombeiros, está proposta não será assinada ,mas só uma coisa me intristece, é quando vejo um bombeiro civil, pagando de militar nas ruas, ou dentro de coletivos, a esses bombeiros tem sim que serem presos mesmos por falcidade ideologica , caros o UNIFORME e não Fardae para ser usado dentro do ambiente de trabalho, para ajudar alguem nescessitado nao presisamos estar uniformizados; um abraço a todos
22 de julho de 2010 as 11:35
Quero que saibam que eu estou com vocês nessa luta e todos o bombeiros civis de manaus tambem.
Só para entendimento da Deputado, de acordo com o dicionário Aurélio - Bombeiro - Homem que pertence a uma organização para combater incêndios e outros sinistros. / Aquele que monta e conserta bombas, encanamentos e material hidráulico!
Acho que é muito fácil criticar sem se informar!!!!
Então, Bombeiro Civil tem que se chamar "Brigadista", Bombeiro hidráulico de "Encanador" e Bombeiro de posto de gasolina de "Frentista".