Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

CPI pede vigilância reforçada na fronteira

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 7 de novembro de 2006
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas pediram nesta terça-feira reforço na vigilância brasileira nos 1.700km de fronteira seca, durante a tomada de depoimentos sobre a operação da Polícia Federal (PF) que apreendeu em setembro, no Paraguai, 1.240 armas e munições, no valor de US$ 1,4 milhão (R$ 3 milhões).

Na opinião do relator da CPI, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), é preciso que o Estado brasileiro se mobilize como um todo para controlar a área, inclusive com postos do Exército. "Esse arsenal que foi apreendido nos leva a pensar em quantas armas entram no Brasil sem que se tome conhecimento", destacou Pimenta.

O delegado da PF Aderson Vieira Leite reconheceu que a região de fronteira seca do Brasil é bastante frágil. Ele explicou que os efetivos de segurança na região são insuficientes para cobrir as milhares de rotas possíveis de entrada de drogas ou armas no País.

Comerciantes presos

Depois de seis meses de investigações em busca dos focos do tráfico de armas para o País, a Polícia Federal chegou a duas lojas de armas em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia fronteiriça com o Brasil. Com a colaboração da polícia paraguaia, a PF encontrou um arsenal num buraco de oito metros de profundidade e numa picape com placa de São Paulo, que estava na loja de armas Comando, de propriedade do brasileiro Alberto Dorneles Rodrigues. Na capital paraguaia, Assunção, foi apreendida outra parte do carregamento, na loja Comando de Elite. Apesar de este outro estabelecimento não estar no nome de Rodrigues, a polícia suspeita que ele seja o verdadeiro proprietário.

Na operação, foram presos Alberto Rodrigues; o funcionário da Comando Amauri Carlos dos Santos; e o dono da loja Monte Líbano, Nadim Raymond El Hage. A mulher de Rodrigues, Sonia, está foragida.

A investigação da PF concluiu que Rodrigues é um dos maiores traficantes de armas para o Brasil. A suspeita é de que as peças apreendidas, entre as quais havia até metralhadoras antiaéreas, iriam para o Primeiro Comando da Capital (PCC), em São Paulo.

De acordo com o delegado Vieira Leite, as investigações também levaram a outros operadores de quadrilhas brasileiras que circulam no Paraguai. Entre eles estaria Luiz Ramirez, foragido, que seria um negociador de armas para o PCC; e Marcelinho Niterói, sobrinho de Fernandinho Beira-Mar, que tem permissão legal para ficar no Paraguai. Um desmembramento da operação levou à prisão de 12 membros do PCC em São Paulo.

Leia mais:Presos negam ilegalidade de armas apreendidasNotícias anteriores:Relator diz que CPI inicia luta contra o crime organizadoCPI vê forte indício de envolvimento de advogada com PCCCPI do Tráfico de Armas articula ação conjunta contra PCCCPI conclui que advogadas têm ligação com PCCPromotor sugere novas leis de processo penal e execução

Reportagem - Vania Alves

Edição - Marcos Rossi

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "CPI pede vigilância reforçada na fronteira"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.672s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats