O consultor jurídico do Ministério das Comunicações Marcelo Bechara defendeu há pouco, em seminário da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, a aprovação urgente do Projeto de Lei 84/99, que tipifica os crimes cometidos na internet. Segundo o consultor, o texto atual da proposta tem inovações importantes e muitos avanços. "A identificação positiva do usuário e outras normas criminais correlatas deveriam ser deixadas para outra lei", sugeriu.
Bechara destacou que qualquer forma de restrição ou de limitação ao acesso vai na contramão da internet. Ele lembrou ainda o art. 19 da Carta de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), que garante o direito à informação e à troca de informações sem interferências, independentemente de fronteiras.
Provedores
O consultor do Ministério das Comunicações rejeitou qualquer tipo de responsabilidade criminal dos provedores de internet. "Esse mecanismo é inócuo para coibir crimes na internet e prejudica a liberdade na rede", argumentou.
O seminário continua no plenário 1.
Leia mais:Bancos defendem cadastro para prevenir crimes na internetProvedores recusam responsabilidade por crimes na internetDebatedora: direitos humanos estão acima da economiaSenador vai retirar cadastro de internauta de substitutivoRelator defende regulação de registro de acesso à internetAutor de projeto rejeita identificação de internautaDeputado quer combater crime virtual sem restringir acessoDireitos Humanos abre seminário sobre crimes na internetDireitos Humanos discute combate ao crime na internetÍntegra da proposta:- PL-84/1999
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Francisco Brandão
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "Consultor pede aprovação urgente de normas para internet"
Deixe o seu comentário
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.