Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Planos poderão cobrir cirurgia de reversão de esterilidade

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 7 de novembro de 2005
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Os planos privados de saúde poderão ser obrigados a cobrir cirurgias de reversão de laqueadura tubária e vasectomia, procedimentos médicos usados para esterilização feminina e masculina. É o que prevê o Projeto de Lei 5907/05, dos deputados Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP) e Pastor Reinaldo (PTB-RS).

Os parlamentares salientam que atualmente os planos privados negam cobertura a essas cirurgias, o que eles consideram um desrespeito aos usuários. Os deputados lembram que fatores como novo casamento, morte de filho ou desejo de uma nova criança na mesma relação costumam levar homens e mulheres a procurar hospitais em busca da volta da fertilidade, o que pode ser feito com cirurgias relativamente simples.

Os deputados argumentam ainda que, em algumas regiões, a laqueadura representa a principal forma de contracepção feminina, e a cirurgia muitas vezes é feita em mulheres jovens, que posteriormente se arrependem.

Pesquisa

Um estudo realizado com quase 100 pacientes que procuraram o Hospital Universitário de Brasília (HUB) para fazer a reversão da laqueadura, entre 1996 e 2005, comprovou que as mulheres fazem essa cirurgia muito jovens e acabam se arrependendo.

De acordo com a pesquisa, 47% das entrevistadas se submeteram à esterilização na faixa de 20 a 25 anos e 35% entre 26 e 30 anos, períodos que representam o auge da fertilidade para as mulheres.

Para Elimar Máximo Damasceno e Pastor Reinaldo, esses fatos demonstram que as cirurgias reversivas têm que estar ao alcance das mulheres e que os planos de saúde devem cobrir esse procedimento médico.

Tramitação

O PL 5907 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:Projeto permite ligadura de trompas após parto ou abortoComissão vota projeto sobre laqueadura e vasectomia

Reportagem - Janary Júnior

Edição - Rodrigo Bittar

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Planos poderão cobrir cirurgia de reversão de esterilidade"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.609s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats