Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Aldo: Câmara votará processo contra Mabel primeiro

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 1 de novembro de 2005
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, confirmou que o processo contra o deputado Sandro Mabel (PL-GO) será o primeiro a ser votado pelo Plenário. No entanto, ele ainda não especificou a data. "É preciso cumprir o Regimento Interno, que determina a votação por ordem de chegada", justificou.

Com isso, o processo contra o deputado José Dirceu (PT-SP) pode não ser votado na próxima quarta-feira (9), conforme Aldo Rebelo previra. "Havia dito que uma boa data seria o dia 9. Mas, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tenho de aguardar o andamento do processo no Conselho de Ética", explicou.

Falta de provas

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, o arquivamento do processo contra Mabel, por falta de provas. O líder do PL era acusado de oferecer dinheiro para que a deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO) trocasse de partido. Mesmo com a decisão pelo arquivamento, o relatório ainda deve ser votado pelo Plenário, depois de aguardar o prazo de duas sessões após a votação do conselho.

Dirceu e Queiroz

Já a votação do relatório do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que recomenda a perda do mandato de Dirceu, está marcada para sexta-feira (4) no Conselho de Ética. O colegiado deve votar ainda na quinta-feira (3) o relatório do deputado Josias Quintal (PSB-RJ), que também pede a cassação do deputado Romeu Queiroz (PTB-MG). Caso a votação siga essa seqüência, o processo contra Queiroz também será votado em plenário antes do de Dirceu.

No relatório, Júlio Delgado concluiu que "Dirceu fez conluio com o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares para conseguir dinheiro e favorecer votações na Câmara em projetos de interesse do governo".

Quintal, por sua vez, afirmou que o recebimento de R$ 452,8 mil pelo deputado Romeu Queiroz das contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza configurou quebra de decoro, pois o petebista não prestou declaração do dinheiro à Justiça Eleitoral. Segundo Queiroz, R$ 350 mil foram entregues ao PTB nacional e o restante dos recursos, repassado a candidatos do partido nas últimas eleições.

Super-Receita

Mesmo com a votação dos processos contra deputados, o presidente da Câmara reafirmou que será retomada na semana que vem a análise da Medida Provisória 258/05 , que cria a Receita Federal do Brasil, conhecida como Super-Receita por unificar a arrecadação dos tributos da União. "Eu e mais 512 deputados temos o compromisso de votar as MPs e os projetos de lei com urgência constitucional vencida para desbloquear a pauta de votações", afirmou.

Com a pauta destrancada, Aldo Rebelo espera votar o reajuste salarial dos militares (PL 6031/05 , a Proposta de Emenda à Constituição 415/05 , que cria o Fundeb ; a chamada Lei da Pré-Empresa (Projeto de Lei Complementar 210/04 ); e a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas .

Outra prioridade da pauta, segundo o presidente da Câmara, será a votação da reforma política, que deve começar pelo Projeto de Resolução da Câmara (PRC) 201/05, do deputado Bismarck Maia (PSDB-CE), que estimula a fidelidade partidária, e pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 548/02, do Senado, que acaba com a polêmica obrigatoriedade de verticalização das coligações partidárias . Aldo Rebelo pondera que a votação depende de um acordo com os líderes partidários, que decidirão ainda quando as propostas entrarão em vigor. Ele acredita que os pontos mais polêmicos passarão a valer apenas nas eleições de 2008.

Conheça a acusação do PTB e a defesa de DirceuNotícias anteriores:Conselho sugere arquivamento de processo contra MabelPlenário prorroga prazo para processos de cassaçãoPedido de vista adia votação do caso Dirceu para sextaRelator pede cassação de Romeu Queiroz

Reportagem - Mauro Ceccherini

Edição - Francisco Brandão

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Aldo: Câmara votará processo contra Mabel primeiro"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 2.516s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats