Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Projeto muda oferta de ações de empresas de economia mista

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 9 de dezembro de 2005
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

As empresas de economia mista poderão ser obrigadas a colocar no mínimo 30% das ações representativas de seu capital social para venda em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão. É o que determina o Projeto de Lei 6065/05, do deputado Ney Lopes (PFL-RN), que altera a Lei das Sociedades Anônimas (6404/76).

Além disso, o projeto obriga as sociedades abertas de economia mista a incluir em seus estatutos a norma de que os acionistas deverão receber, até o final do primeiro semestre subseqüente ao encerramento do exercício fiscal anterior, extrato contendo a síntese das principais conclusões e eventuais irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Transparência

Ney Lopes explica que o objetivo é promover maior transparência na divulgação das atividades financeiras das companhias de economia mista que já possuem ações negociadas em Bolsa da Valores, envolvendo mais ativamente os acionistas no processo de acompanhamento e fiscalização de suas atividades e da gestão de seus dirigentes.

Segundo o deputado, os desvios de recursos e a má aplicação de fundos em transações suspeitas "reforçam a idéia de que é preciso promover uma ampla reformulação no relacionamento dos acionistas com essas empresas estatais, de modo a conciliar a transparência contábil assegurada pela Lei 6404/76 com os princípios de governança cooperativa, através do criterioso trabalho de auditoria feito pelo TCU".

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo , será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:- PL-6065/2005

Reportagem - Luiz Cláudio Pinheiro

Edição - Malena Rehbein

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Projeto muda oferta de ações de empresas de economia mista"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.641s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats