Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Aprovado limite para reajuste de serviço telefônico

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 9 de dezembro de 2005
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou na última quarta-feira (7) a proibição de reajuste de cada serviço oferecido pelas operadoras de telefonia em índice superior ao da inflação acumulada. A medida está prevista no Projeto de Lei 3787/04, do deputado Fernando de Fabinho (PFL-BA), aprovado na forma de substitutivo da relatora, deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

A proposta, que altera a Lei Geral das Telecomunicações (Lei 9472/97), determina que o índice de inflação a ser considerado para o reajuste será definido na regulamentação da mudança. Pelo substitutivo da relatora, em nenhum caso o aumento poderá ser superior ao índice pactuado nos contratos de concessão dos serviços.

Flexibilidade

Luiza Erundina sustenta que o modelo de gestão do setor de telecomunicações é bem sucedido, mas necessita de aperfeiçoamentos como o previsto pelo projeto. Ela lembra que, no modelo atual, as concessionárias têm flexibilidade para escolher os serviços que serão contemplados com reajustes maiores ou menores, desde que a média ponderada seja equivalente ao autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Assim, as empresas podem, por exemplo, reajustar a assinatura básica bem acima da inflação.

Segundo a relatora, o projeto corrige essa distorção. "Dessa forma, coaduna-se com demanda legítima da sociedade, que tem manifestado descontentamento com a forma abusiva pela qual as operadoras de telefonia têm reajustado suas tarifas, em especial a assinatura básica."

Tramitação

O projeto tramita em regime de prioridade e já havia sido aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor. Agora, ele segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que poderá aprová-lo em caráter conclusivo .

Notícias anteriores: Operadoras podem ter de informar valor de tarifas Projeto proíbe cobrança de diferenças em conta telefônica Comissão aprova ampla divulgação das tarifas telefônicas Operadoras resistem a mudanças em contratos de telefonia

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro

Edição - Rejane Oliveira

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Aprovado limite para reajuste de serviço telefônico"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.656s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats