A Comissão de Educação e Cultura realizará audiência pública para debater os cursos comunitários de preparação ao vestibular para estudantes negros. O requerimento, do deputado Luiz Alberto (PT-BA), foi aprovado na quarta-feira (13). A data do encontro ainda não foi marcada.
A Comissão convidará líderes comunitários e educadores ligados aos cursos pré-vestibulares, especialistas no tema e autoridades educacionais. Os nomes ainda não foram definidos.
Impedimento
Luiz Alberto explica que vários fatores, tanto educacionais como econômicos, impedem que estudantes negros tenham acesso às universidades. "A indústria dos cursinhos pré-vestibulares cobra mensalidades tão ou mais caras do que os cursos regulares", observa. "Além disso, muitos estudantes negros conciliam, desde jovens, a escola com alguma atividade de geração de recursos para si próprios e suas famílias".
O deputado observa que as estatísticas sobre a desigualdade racial nas universidades só ganharam rosto com os pré-vestibulares de base comunitária.
Pioneiros
Os cursos de preparação para estudantes negros que desejam prestar vestibular são organizados pela sociedade civil há cerca de 20 anos. Algumas das iniciativas pioneiras foram a Cooperativa Steve Biko, criada em Salvador, em 1983, e os Pré-Vestibulares para Negros e Carentes, oferecidos no Rio de Janeiro. Atualmente, a organização Quilombos Educacionais congrega iniciativas similares na Bahia.
Os cursos em geral funcionam com base no trabalho voluntário de estudantes universitários e profissionais formados, entre eles ex-alunos dos pré-vestibulares.
Leia mais: Estatuto da Igualdade Racial pode virar prioridade
Da Redação/FB
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "Educação vai debater curso pré-vestibular para negros"
Deixe o seu comentário
Você deseja ver o seu avatar no seu próximo comentário? Você precisa do Gravatar.
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.