O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou há pouco, no Palácio do Itamaraty, do lançamento do relatório Mundial de Monitoramento sobre "Educação para Todos", promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O presidente Lula anunciou que o Brasil está fazendo todos os esforços para cumprir as seis metas do milênio que foram definidas no Fórum Mundial Dacar, no Senegal, em 2000. Uma das metas que o Brasil já cumpriu é a igualdade no acesso à Educação para homens e mulheres.
Verba para Educação
O presidente Lula anunciou durante o encontro que já autorizou mais R$ 3,4 bilhões em verbas para a Educação no próximo orçamento. A deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), que participa do encontro, considerou o acréscimo bom, mas não suficiente. Segundo ela, para o Brasil cumprir as metas estabelecidas no Fórum de Dacar é preciso que o Governo aumente os esforços, principalmente, quanto à qualidade do ensino que ela ainda considera fraco.
Classificação do Brasil
O Brasil, entre os 127 países analisados, está na 72ª posição no que diz respeito à qualidade de ensino. Na educação primária universal, o Brasil está em 32º lugar e na alfabetização de adultos em 67º. Apesar de o País já ter cumprido a meta da paridade de gênero ele está em 66º lugar. Na taxa de permanência de alunos até a 5ª série, o Brasil está 87º lugar.
Participaram do encontro, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente do Congo, Arthur Zahidi N'Goma; o diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsura, e 26 ministros de Educação de vários países que integram o Grupo de Alto Nível do "Educação para Todos".
IV Reunião Mundial da Educação
Às 19 horas, também no Itamaraty, será realizada a abertura da IV Reunião Mundial da Educação, que ocorre em Brasília entre os dias 8 e 10 de novembro. A Câmara será representada pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Carlos Abicalil (PT-MT). O encontro discutirá os avanços no compromisso internacional "Educação para Todos" .
Reportagem - Wanderley Baldez
Edição - Ana Felícia
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "Lula diz que Brasil pode cumprir metas do milênio"
Deixe o seu comentário
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.