O grupo musical Ilê Aiyê vai participar da abertura oficial da III Jornada África-Brasil. O evento será na próxima terça-feira (9), às 11 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara. Estão previstas as presenças do presidente da Câmara, João Paulo Cunha; do deputado Luiz Alberto; do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, senador Paulo Paim; e do presidente da Fundação Cultural Palmares, professor Ubiratan Castro.
A partir da próxima segunda-feira (8), estará sendo desenvolvida em Brasília uma série de atrações. Histórias, personagens e trabalhos resgatam a importância do diálogo entre a África e o Brasil, que fazem parte da III Jornada África-Brasil. O evento visa celebrar e valorizar a cultura negra, no mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20/11).
Estão envolvidos nas atividades a Câmara dos Deputados, o Espaço Cultural Renato Russo, o Teatro Nacional, o Conjunto Cultural da Caixa, o Complexo da Funarte e o Centro Comunitário da Universidade de Brasília.
Exposições
Entre as atrações, estão iniciativas inéditas no País. Vão marcar presença na III Jornada África-Brasil os fotógrafos moçambicano Mauro Pinto, que desenvolve seu trabalho com crianças; o artista e militante Januário Garcia, com a mostra de fotografias "Netos e Bisnetos de escravos"; Marie Ange Bordas, com a exposição "Deslocamentos", que promove uma profunda reflexão sobre a realidade e a identidade dos refugiados; Carlos da Fonseca, que é o idealizador da mostra "Cartas D'África: Uma história de retornos", uma exposição que apresenta as mensagens dos descendentes de escravos brasileiros que voltaram para a África e que, desta forma, restabelece vínculos e heranças entre famílias. Também haverá uma mostra cinematográfica que apresenta os principais filmes de Ousmane Sembene, considerado o maior cineasta do Senegal; oficinas de dança e de música; orquestra de berimbaus; roda de capoeira; entre outros eventos.
Saiba mais sobre a Jornada África-BrasilConfira a programação do evento
Da Redação/ CL
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "Grupo Ilê Aiyê abre na Câmara III Jornada África-Brasil"
Deixe o seu comentário
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.