Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Empresas telefônicas poderão ter que detalhar contas

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 5 de novembro de 2004
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

As concessionárias de serviços telefônicos podem ser obrigadas a discriminar em suas faturas todas as chamadas telefônicas efetuadas, com data, hora, número chamado e tempo de conversação. A determinação está no Projeto de Lei 4312/04, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que prevê ainda a descrição, nas faturas, do procedimento a ser adotado pelo consumidor quando discordar ou tiver dúvidas em relação às chamadas.

Divulgação deficiente

Hoje, a legislação já possibilita ao consumidor obter a informação detalhada de sua conta quando solicitado, mas, segundo o parlamentar, a grande maioria dos usuários de telefones não sabe desse direito e nem como agir em caso de dúvidas. Além disso, como ressaltou, as prestadoras também não demonstram interesse em divulgar essa informação. "Com a obrigatoriedade, os usuários se sentirão mais amparados e mais seguros como consumidores", acredita Nader.

Tramitação

O projeto foi apensado ao PL 3213/00, do deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ), que obriga as prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel a fornecer extratos detalhados das ligações feitas, inclusive as locais. Ainda tramitam apensados outros 19 projetos sobre o mesmo assunto (PLs 4003/01, 4027/01, 4032/01, 4069/01, 4239/01, 4272/01, 4444/01, 4638/01, 4779/01, 5415/01, 6293/02, 6375/02, 6532/02, 272/03, 642/03, 1177/03, 2767/03, 3400/04 e 3830/04).

A proposta, que tramita em caráter conclusivo , está na Comissão de Defesa do Consumidor e deverá ser apreciada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia mais sobre alguns dos projetos apensados:

PL 3213/00 PL 6375/02PL 642/03 PL 1177/03 PL 3400/04

Reportagem - Maria Lúcia Sigmaringa

Edição - Ana Felícia

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Empresas telefônicas poderão ter que detalhar contas"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.422s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats