A sociedade brasileira não é mais ou menos corrupta do que a de outros países. A avaliação é do deputado Custódio Mattos (PSDB-MG) que participa nesta manhã do debate na TV Câmara sobre o combate à corrupção no País.
O problema do Brasil, segundo o parlamentar, são as falhas das nossas leis e instituições. "Entre a denúncia de um fato e a punição leva-se uns 15 anos", lamentou.
Microcorrupção
"Temos que nos preocupar também com a microcorrupção, como a que ocorre nas prefeituras", alertou o deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE) que também participa da discussão. Santiago, que coordena a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, disse que o mecanismo ideal para prevenir a corrupção é a transparência. "Por isso estamos propondo que a execução orçamentária das administrações municipais tornem-se públicas".
Mesma classificação
De acordo com a organização não-governamental (ONG) Transparency International, a corrupção no Brasil não piorou mas também não melhorou. A entidade divulgou no último dia 20, o Índice de Percepções de Corrupção que classifica opiniões sobre o grau de corrupção nos países em uma escala de 0 a 10. Neste ano, o levantamento incluiu 146 países.
O Brasil recebeu em 2004 a mesma pontuação do ano passado: 3,9. Há seis anos o País permanece no mesmo patamar, variando entre 4 e 3,9 pontos.
Leia mais:
Debate sobre combate à corrupção será às 10 horas
Reportagem - Fábia Belém e Natalia Doederlein
Edição - Regina Céli Assumpção
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "Deputado reclama da demora em se punir corruptos"
Deixe o seu comentário
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.