Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Seguridade aprova comitês contra a mortalidade materna

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 22 de novembro de 2004
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o substitutivo do relator Dr. Pinotti (PFL-SP) ao Projeto de Lei 5741/01, da deputada Iara Bernardi (PT-SP) e da ex-deputada Ana Corso (PT-RS), que obriga a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios a constituírem comitês de Estudos e Prevenção à Mortalidade Materna. Caberá a esses grupos identificar as causas determinantes das mortes maternas e propor medidas para reduzi-las.

Dr. Pinotti lembra que a criação dos comitês foi prevista há cerca de dez anos, mas são muito poucos os que estão de fato funcionando. "Os existentes atingem resultados surpreendentes na melhoria do atendimento e na redução das mortes maternas", observa o relator. "A implantação dos comitês precisa ser impulsionada, e a obrigatoriedade vai produzir num avanço considerável na criação e fortalecimento dessas instâncias.

O substitutivo

O substitutivo aprovado incorpora ao texto dispositivos de dois outros projetos que tramitam apensados ao principal: PL 6807/02, do deputado Ivan Paixão (PPS-SE); e PL 600/03, do deputado Geraldo Resende (PPS-MS). O objetivo das propostas apensadas é obrigar toda a rede de saúde a notificar as mortes maternas ocorridas durante a gravidez, parto ou puerpério, por complicações decorrentes desses estados ou devido a doenças preexistentes e agravadas por eles.

Para o relator, o conhecimento mais aproximado da realidade das mortes maternas permitirá a definição de prioridades, o planejamento e a avaliação dos programas executados. "Os três projetos abordam questões essenciais para reduzir significativamente as mortes maternas no País, e a melhor solução foi elaborar o substitutivo englobando as propostas", explica Dr. Pinotti.

Analisar responsabilidades

De acordo com o substitutivo, os comitês deverão analisar as responsabilidades técnicas ou administrativas pelas mortes, além de sugerir medidas ao Ministério da Saúde e às secretarias de Saúde estaduais e municipais. Eles também devem acompanhar as ações das instâncias responsáveis pela averiguação da morte materna nos diferentes estágios de decisão.

Os comitês serão constituídos por representantes das secretarias de Saúde, dos conselhos de Saúde, de organizações não-governamentais do setor e de movimentos de mulheres, além de gestores do Sistema Único de Saúde e de especialistas.

Da Redação/LCP

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Seguridade aprova comitês contra a mortalidade materna"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.516s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats