Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Comissão rejeita nova regra para repasses do BNDES

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 19 de novembro de 2004
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

O Projeto de Lei 3712/04, que proíbe o repasse de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio instituições financeiras privadas nacionais ou internacionais, foi rejeitado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. A proposta altera a Lei 5662/71, que enquadrou o BNDES na categoria de empresa pública.

O autor do PL, deputado João Caldas (PL-AL), alega que a proposta tem como finalidade evitar a especulação de bancos e instituições privadas, com dinheiro público, no mercado financeiro. O relator, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que apresentou parecer pela rejeição da proposta, argumenta que a medida irá restringir e enrijecer as atividades do BNDES.

Facilidade de acesso

Reginaldo Lopes explica que a maioria dos programas formulados pela instituição, para fomentar a atividade econômica e a geração de empregos, necessitam de agentes financeiros para viabilizar o acesso dos interessados aos financiamentos. "A vedação de repasses criaria grandes embaraços a esta importante entidade pública para o cumprimento de suas funções constitucionais", avalia. O relator argumenta ainda que a ação de agentes financeiros privados no direcionamento de recursos disponibilizados pelo BNDES está sujeita a rigorosos critérios de controle da própria instituição.

Tramitação

O projeto de lei será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado em uma destas comissões, o projeto será analisado pelo Plenário. Se também for rejeitada nestas comissões, no entanto, a proposta será arquivada.

Reportagem - Mauren Rojahn

Edição Paulo Cesar Santos

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Comissão rejeita nova regra para repasses do BNDES"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.484s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats