Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Bolsa Família vai ter nova fiscalização

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 10 de novembro de 2004
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, anunciou nesta quarta-feira que o programa Bolsa Família vai ganhar uma reforma na fiscalização. O anúncio foi feito durante audiência pública realizada Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara para discutir a Política Nacional de Assistência Social.

Patrus explicou que, entre hoje e amanhã, estará assinando uma portaria ministerial dando poderes aos comitês gestores do Fome Zero e aos conselhos de assistência social de todo o País para fiscalizar a aplicação dos recursos destinados pelo Governo Federal ao Programa enquanto não é constituído o Conselho Gestor de Controle Social. Segundo o ministro, o Programa beneficia atualmente 5 milhões de famílias, mas tem a meta de atender 8,7 milhões, de acordo com a previsão orçamentária para o ano que vem.

Outra portaria que será assinada criará um grupo de trabalho, formado por representantes das áreas social, de saúde, educação e de segurança alimentar para, no prazo de 30 dias, apresentar a proposta para a criação do Conselho Gestor de Controle Social.

Promotores de Justiça

Patrus Ananias afirmou que, diante da dimensão do programa, o trabalho de fiscalização também está sendo fortalecido por uma parceria firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Social e o Ministério Público. Pela medida, os promotores de Justiça poderão atuar como agentes de combate a quaisquer irregularidades que ocorram na distribuição dos benefícios e deverão tomar as medidas judiciais cabíveis para cada caso. As medidas são necessárias, segundo o ministro Patrus Ananias, para proteger os programas assistenciais.

"Implantamos o cadastro único. É importante lembrar que, no governo passado, os cadastros eram completamente fragmentados. Unificamos os cadastros, regulamentamos a lei que instituiu o Bolsa Família e agora estamos tomando essas providências", disse.

O ministro explicou que a nova Política Nacional de Assistência Social vai criar um Sistema Único de Assistência Social, seguindo o modelo do atual Sistema Único de Saúde (SUS).

Cadastramento das famílias

O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), autor do requerimento para a audiência pública com o ministro, disse que é preciso acompanhar o cadastramento das famílias e a entrega do benefício aos realmente necessitados. "Nós entendemos que os escândalos que existem são por falta de uma referência. De quem cobrar, quem é de fato responsável no município por cadastrar e acompanhar essas famílias?", criticou.

Eduardo Barbosa discorda da criação de um conselho específico para fiscalizar o Bolsa Família. Para o deputado, o Governo deveria fortalecer os conselhos já existentes.

O ministro Patrus Ananias afirmou, no entanto, que a criação do Conselho de Controle Social do Bolsa Família está previsto na lei que instituiu o programa. Um grupo de trabalho a ser criado no Ministério terá 30 dias para apresentar o projeto do novo conselho.

Reportagem - Adriana Romeo

Edição - Ana Felícia

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Bolsa Família vai ter nova fiscalização"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.578s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats