Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

PT e PFL lançam candidato à Presidência da Câmara

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 22 de dezembro de 2004
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A eleição para a Presidência da Câmara, que ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro, já tem candidatos de dois partidos: o PT, que indicou para o cargo o ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (SP); e o PFL, cujo candidato é o líder da bancada, deputado José Carlos Aleluia (BA).

A estratégia eleitoral dos dois candidatos é semelhante: buscar o apoio de cada um dos deputados da Casa. As intenções no cargo, porém, divergem quanto à relação que pretendem ter com o Governo. Enquanto Greenhalgh promete ajudar o Executivo a aprovar suas propostas, Aleluia critica a votação intensiva de projetos do Governo e promete prioridade para as propostas parlamentares.

Escolha do PT

Maior bancada da Câmara, com 90 deputados, o PT escolheu seu candidato por aclamação, após uma disputa que envolveu sete deputados do partido. Na primeira votação, realizada na terça-feira, três nomes foram excluídos - Walter Pinheiro (BA), Paulo Delgado (MG) e Paulo Rocha (PA) - e quatro continuaram na disputa - Virgílio Guimarães (MG), Professor Luizinho (SP), Arlindo Chinaglia (SP) e o próprio Greenhalgh. Ao longo da quarta-feira, todas as outras candidaturas foram retiradas, restando apenas a do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, eleito por aclamação.

Em sua primeira entrevista como candidato do partido, o deputado paulista disse que vai tentar seguir o exemplo do atual presidente, João Paulo Cunha, tendo compreensão para as características do cargo, representando a vontade da maioria da Câmara e ajudando o Governo a avançar em suas propostas. Ele disse que respeitará uma possível candidatura da Oposição, mas anunciou que vai buscar o apoio dos outros 512 deputados da Casa, já a partir da próxima semana, junto com João Paulo, os ex-candidatos do PT ao posto e o presidente do partido, José Genoíno.

João Paulo disse ter certeza de que Greenhalgh saberá obter o apoio dos outros partidos.

Candidato da Oposição

Após a escolha do PT, o deputado José Carlos Aleluia também se lançou candidato. Segundo ele, uma candidatura da Oposição terá o apoio da maioria dos deputados, que querem uma Câmara com maior autonomia em relação ao Governo. "Nós vamos representar a vontade dos deputados de verem seus projetos aprovados e de não ficarem aqui dois anos apenas votando medidas provisórias e projetos empurrados pelo Poder Executivo".

O líder do PFL revelou que não vai buscar apoio de partidos, mas de cada deputado individualmente, já que o voto para a Mesa Diretora é secreto. Ele afirmou ainda que a indicação de candidato à Presidência da Casa não é direito apenas da maior bancada da Casa - no caso, o PT.

Reportagem - Alexandre Pôrto

Edição - Rejane Oliveira

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "PT e PFL lançam candidato à Presidência da Câmara"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.375s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats