Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Economia rejeita projeto sobre botijão de gás

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 20 de novembro de 2003
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A Comissão de Economia, Indústria e Comércio rejeitou o Projeto de Lei 1605/03, do deputado Rogério Silva (PPS-MT), que concede aos consumidores proprietários de botijões de gás liqüefeito de petróleo (GLP) o direito de encher os vasilhames em qualquer distribuidora registrada na Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A proposta responsabiliza a distribuidora por possíveis acidentes, obrigando-a a colocar selo no vasilhame abastecido e a imprimir a data de fabricação. Pelo texto, os recipientes deverão ser requalificados a cada cinco anos, quando receberão outro selo de garantia, e serão destruídos e substituídos após 30 anos de fabricação.

Rogério Silva afirma que a medida permitiria enfrentar o oligopólio de distribuição de gás liqüefeito de petróleo: "O oligopólio dificulta a instalação de novas distribuidoras, prejudicando os consumidores".

VOTO EM SEPARADO

O relator do projeto, deputado Reinaldo Betão (PL-RJ) votou pela rejeição baseado em voto em separado apresentado pelo deputado Ronaldo Dimas (PSDB-TO),

que trata principalmente dos aspectos de aumento de despesas e falta de segurança para os consumidores. Segundo Dimas, não há impedimento de o consumidor adquirir GLP de distribuidor diferente daquele impresso no botijão; ao contrário, no sistema atual, o distribuidor ou o revendedor recebem o recipiente independente da marca impressa.

O parlamentar argumenta ainda que a substituição da marca em relevo nos recipientes por selo seria muito dispendioso, e o consumidor acabaria pagando a conta. Além disso, segundo Dimas, o distribuidor, para se firmar no mercado, já é obrigado a revisar o abastecimento do recipiente vazio, evitando falhas e vazamentos que possam causar acidentes, que seriam de sua responsabilidade.

O projeto ainda deverá ser analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias; e de Constituição e Justiça e de Redação.

Reportagem Márcia Schmidt

Edição - Rejane Oliveira

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Economia rejeita projeto sobre botijão de gás"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.514s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats