O presidente da coordenação das organizações indígenas da Amazônia Brasileira, Estevão Taukane, ressaltou a importância do PL 615/03, de autoria do deputado Murilo Zauith (PFL-MS), que facilita o acesso dos indígenas às universidades públicas. Em sua avaliação, o conhecimento e a qualificação dos índios são fundamentais para fortalecer a cultura indígena. Segundo ele, é preciso que os índios tenham condições de aumentar sua escolaridade para defender suas causas, como, por exemplo, a demarcação de terras.
EXEMPLO EM RORAIMA
Para a assessora jurídica do Conselho Indígena de Roraima, Joêmia Batista de Carvalho, o estado de Roraima é exemplo da existência de cursos específicos de pedagogia voltados à formação de profissionais que trabalharão com os índios. Apesar de julgar o projeto muito importante, ela lamentou a inexistência de uma rubrica específica no Orçamento da União para a educação indígena. Segundo Joêmia, os índios querem cursar graduação e pós-graduação e possuem grande vocação para a pesquisa. Ela ressaltou a importância de a comunidade indígena contar com técnicos preparados em todas as áreas.
Na avaliação da coordenadora de Projetos de Ensino na Cultura Guarani-Kaiwa, Edna Silva de Souza, não seria necessária a existência de uma lei se o Governo tivesse uma política que garantisse educação para os índios em todos níveis, sobretudo o universitário. Mesmo assim, apelou aos parlamentares pela aprovação do projeto, por entender que todas essas vagas gerarão retorno para as próprias comunidade indígenas.
Eles estão participando de audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, que está debatendo o PL 615/03. A reunião está acontecendo no plenário 8.
Reportagem - Mauren Rojahn
Edição - Maristela Sant'Ana
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "Índios querem educação para fortalecer sua cultura"
Deixe o seu comentário
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.