Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Aprovada nova obrigação para empresas de cadastro

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 10 de dezembro de 2003
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias aprovou hoje substitutivo do deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG) ao Projeto de Lei 4886/03, do deputado Neiva Moreira (PDT-MA). A proposta obriga as empresas de cadastro de consumidores a notificarem o consumidor, com no mínimo 15 dias úteis de antecedência, a inclusão de seu nome negativado no cadastro.

Pelo substitutivo, quando o consumidor quitar a dívida, a empresa credora terá prazo de dez dias úteis para informar a quitação aos bancos de cadastros. Quem não cumprir a determinação sofrerá sanções administrativas, civis e penais, além daquelas definidas em normas específicas, como multa entre 5 mil e 10 mil Ufir; suspensão temporária da atividade; e intervenção administrativa.

ÚLTIMO A SABER

Para o autor do projeto, o consumidor deve ser avisado com antecedência para evitar que seu nome seja incluído de forma indevida em bancos de dados de inadimplentes, seja por possuir homônimo seja por erro do serviço de cadastramento. "Incluir o consumidor sem seu prévio conhecimento tira-lhe o direito de defesa e afronta os princípios do equilíbrio e da transparência nas relações de consumo, como estabelece o próprio Código de Defesa do Consumidor", argumenta Neiva Moreira.

O projeto segue agora para exame da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.

Reportagem - Márcia Schmidt

Edição - Patricia Roedel

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Aprovada nova obrigação para empresas de cadastro"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.641s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats