A decisão do Conselho de Defesa Nacional de comprar 12 aviões modelo CLX, que vão substituir os atuais Buffallos no transporte de militares, e de trocar equipamentos de sete aeronaves usadas no patrulhamento marítimo da costa do País foi elogiada na Câmara. A decisão foi tomada na última quinta-feira (31) pelos integrantes do Conselho de Defesa, entre eles, o presidente Fernando Henrique Cardoso e os presidentes da Câmara, Aécio Neves, e do Senado, Ramez Tebet.
GASTO
O Governo brasileiro vai gastar US$ 596 milhões.
O deputado Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), integrante da Comissão de Relações Exteriores, defende que a medida é necessária porque as atuais aeronaves e equipamentos estão obsoletos e o País precisa garantir a segurança e a mobilidade tática das tropas. "A questão de gastar ou não esses recursos com compra de equipamentos para as Forças Armadas é um dilema complicado para um país pobre, com o orçamento curto. Mas de qualquer forma, nós precisamos zelar pela segurança interna do País e dos cidadãos brasileiros. Não podemos abrir mão da questão da segurança; hoje o combate ao narcotráfico e ao crime organizado exige sim que tenhamos Forças Armadas equipadas e capacitadas para fazer frente a esse desafio".
Como o Conselho de Defesa Nacional autorizou a compra das aeronaves sem licitação, o deputado Pannuzio explica que isso é possível nos casos de segurança nacional.
SUBSTITUIÇÃO
O consórcio espanhol foi o escolhido para fornecer os serviços.
O ministro da Defesa, Geraldo Quintão, informou que a entrega das aeronaves de transporte deve ser feita em 18 meses, após a assinatura dos contratos, e a modernização dos aviões de patrulhamento deve ser concluída em 30 meses.
PENDÊNCIA
O Conselho de Defesa Nacional ainda não discutiu a compra de caças da FAB, mas o ministro Geraldo Quintão informou que a intenção do presidente Fernando Henrique é encerrar a discussão do assunto ainda no seu mandato. Fernando Henrique também deve ouvir o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o assunto.
Por Poliani Castello Branco/ ND
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "Conselho decide sobre renovação da frota aérea"
Deixe o seu comentário
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.