Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Testemunhas podem ter sistema nacional de proteção

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 29 de novembro de 2002
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Criar um Sistema Nacional de Proteção às Testemunhas Ameaçadas. Essa foi a sugestão apresentada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), durante o seminário realizado ontem, na Câmara dos Deputados.

O encontro abordou os principais problemas enfrentados pelos defensores dos direitos humanos no Brasil. Entre eles, estão ameaças de morte, desaparecimentos, execuções extrajudiciais e tentativa de suborno por parte de agentes do Estado.

Fantazzini afirma que o objetivo do Sistema Nacional de Proteção às Testemunhas Ameaçadas é criar um sistema único que atenda a todas as vítimas da violação dos direitos humanos. "Em vez de nós fazermos sistemas diferenciados e individualizados seria ideal criar um sistema único que pudesse atender a totalidade desses casos. Nós não podemos consentir mais que as pessoas que se proponham a testemunhar para que o criminoso vá para a cadeia sejam as grandes vítimas".

COSNCIENTIZAÇÃO

Para a procuradora federal dos Direitos Humanos Eliane Menezes, a proposta de criação do Sistema de Proteção vai fazer com que instituições como Polícia Federal e Judiciário se conscientizem de que elas também são defensoras dos direitos humanos. "Essa legislação vai fazer com que as instituições tomem consciência de que elas também são defensoras dos direitos humanos e que elas partilhem um modo de agir único para que essas violações sejam reparadas".

Os participantes do Seminário aprovaram uma moção solicitando que o ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, convoque uma reunião do Conselho de Defensores dos Direitos da Pessoa Humana. Se o ministro acatar o pedido, os membros do conselho vão pedir a criação de um departamento que trate do trabalho dos defensores.

Por Érica Amorim/ ND

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Testemunhas podem ter sistema nacional de proteção"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 3.625s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats