Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Adiada discussão de relatório sobre Resíduos

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 28 de novembro de 2002
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A discussão do parecer do deputado Emerson Kapaz (PPS-SP), na Comissão Especial que analisa a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PL 203/91), foi adiada, ontem, por duas sessões, a pedido do Partido dos Trabalhadores.

O deputado Luciano Zica (PT-SP) argumentou que o relatório não corresponde às expectativas do Partido. "O relatório apresentado não traduz o resultado dos debates e não contempla a grande preocupação com a formulação de uma política nacional de resíduos. Porque não trata do estímulo às cooperativas de catadores".

O relator Emerson Kapaz lamenta que as sugestões de Luciano Zica não tenham sido apresentadas na Comissão para que fossem acolhidas no relatório. Kapaz diz que as cooperativas de catadores querem o reconhecimento da profissão, o que, não cabe nesse tipo de lei.

RESPONSABILIDADES

Zica reclama ainda que o relatório "não trata de forma correta a questão da responsabilidade pela geração, na medida em que não atribui responsabilidade ao gerador do resíduo. No entanto, Kapaz rebate a crítica. "A responsabilidade das geradoras está explícita no projeto, inclusive as empresas estão reclamando que o relatório está muito pesado em termos de responsabilidade para o gerador de resíduo. A partir do momento em que o relatório for aprovado, todas as empresas de resíduo serão responsáveis, individualmente, pelo resíduo gerado no seu processo produtivo, a ônus e custo delas. A empresa é responsabilizada individualmente, e se o resíduo for perigoso, aí a responsabilidade não é só do gerador, é de toda a cadeia produtiva, inclusive do transportador".

Luciano Zica acredita que a matéria deveria ser apreciada novamente na próxima legislatura, com outra comissão.

SÍNTESE DE 74 PROPOSTAS

A Comissão que formula uma política para resíduos sólidos trabalha desde o ano passado. O relatório, que é uma síntese de 74 projetos de lei, define regras gerais para o manejo de diversos tipos de lixo, como o hospitalar, o radioativo e para alguns materiais específicos, como pneus e embalagens.

A criação de um Fundo de Limpeza Urbana, para viabilizar planos relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos, também está contemplada no relatório. Além disso, o substitutivo prevê subsídios para empresas que utilizem material reciclado.

Uma vez que a matéria tramita em regime de urgência, o relator considera a possibilidade de o texto ser apreciado pelo Plenário sem a aprovação na Comissão.

Por Adriana Magalhães/ ND

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Adiada discussão de relatório sobre Resíduos"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 2.563s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats