Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Finanças aprova ampliação do seguro-desemprego

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 21 de novembro de 2002
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou no último dia 13 o Projeto de Lei 3879/93, dos deputados Paulo Rocha (PT-PA) e Aloizio Mercadante (PT-SP), que amplia o período de concessão do seguro-desemprego e reduz o tempo de exercício de atividade necessário para obtê-lo.

Pela proposta, o período do beneficio é aumentado para o máximo variável de quatro a oito meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de 16 meses, contados da data de dispensa que deu origem à primeira habilitação. Para isso, o segurado deverá ter sido empregado de pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada ou ter exercido atividade legalmente reconhecida como autônoma, durante pelo menos seis meses nos últimos 24 meses.

Atualmente o trabalhador dispensado sem justa causa deve comprovar ter sido empregado de pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada ou ter exercido atividade legalmente reconhecida como autônoma, durante pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses, conforme prevê a Lei 7998/90, que regula o Programa do Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O projeto ainda prevê mecanismos que possibilitem a fiscalização, pelo Codefat, sobre dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) transferidos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

O relator, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), apresentou parecer pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária e pela não implicação da matéria com aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas.

TRAMITAÇÃO

Em regime de urgência, o Projeto já foi aprovado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, e ainda está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça e de Redação. Nesta, a discussão foi adiada devido ao requerimento dos autores para se retirar de pauta.

Por Regina Céli Assumpção/ LC

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Finanças aprova ampliação do seguro-desemprego"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.500s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats