Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

Medidor domiciliar de água segue para a CCJR

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 6 de dezembro de 2002
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Projeto de Lei (PL 4931/01) do deputado Alexandre Cardoso (PSB-RJ), já aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, obriga as empresas concessionárias de água a instalarem medidores de consumo individuais em casas, condomínios e edifícios de uso coletivo, a exemplo do que já ocorre em Guarulhos (SP).

Cardoso argumenta que a apresentação da conta de água de forma coletiva impede que o consumidor tenha conhecimento da quantidade e do custo da água que consome individualmente, já que a taxa de consumo é dividido por todos, prejudicando aqueles que consomem pouco.

COBRANÇA DE ESGOTO

O relator do projeto na Comissão, deputado Almeida de Jesus (PL-CE), incluiu uma alteração na sistemática de cobrança do serviço de esgoto, que hoje é cobrado pelo valor do consumo da água. O substitutivo aprovado determina que as concessionárias de serviços de saneamento básico não poderão cobrar pelo serviço de esgoto mais do que 50% do valor cobrado pelo consumo de água. "É um absurdo que o esgoto seja cobrado no mesmo valor que a água, porque a água é consumida de várias formas e não vai cair toda na rede de esgoto. O que as empresas alegam? Que não têm como fazer a medição do esgoto. Ora, se não têm como fazer a aferição de esgoto, não podem fazer uma cobrança indevida, dizendo que o consumo de água é o mesmo do de esgoto", critica o relator.

O projeto segue agora para a apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação. Se aprovada, seguirá para votação em Plenário.

Por Márcia Schmidt/PR

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Medidor domiciliar de água segue para a CCJR"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 3.047s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats