A obrigatoriedade de os hospitais terem que apresentar estatística de óbitos às Secretarias Estaduais de Saúde consta de projeto (PL 1043/99), do deputado Doutor Hélio (PDT-SP), aprovado na quinta-feira (13) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.
O Autor do projeto, o médico e deputado Doutor Hélio (PDT-SP) afirma que, se os hospitais fizessem estatísticas mensais dos óbitos, mortes como as causadas por Edson Izidoro Guimarães, o Doutor Morte, poderiam ser evitadas.
Em 1999, o ex-enfermeiro assassinou por asfixia e envenenamento quatro pacientes internados no Hospital Municipal Salgado Filho, no Rio de Janeiro.
Doutor Hélio disse que o motivo de os hospitais não realizarem estudos e estatísticas sobre causas de mortes pode ser o interesse em esconder falhas médicas e de equipamentos. Ele justifica que a notificação de óbitos nos hospitais públicos e privados vai no sentido de prevenir mortes de doença evitável, e cita, por exemplo, a questão da infecção hospitalar, de erro de medicamentos, e de mortes provocadas por outras razões, como de criminosos, como as provocadas pelo ex-enfermeiro, Edson Izidoro.
O projeto aprovado, em caráter conclusivo, segue para apreciação pelo Senado.
Por Márcia Schimidt/ACS
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "Estatística de óbitos poderá ser obrigatória"
Deixe o seu comentário
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.