Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

GOVERNO DEFENDE POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 8 de novembro de 2000
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Na primeira audiência pública da Comissão Especial que está analisando a criação do Estatuto do Idoso (PL 3561/97), ocorrida ontem, o representante da Secretaria de Assistência Social do Ministério da Previdência, Álvaro Machado, disse que o Governo vai gastar, este ano, R$ 644 milhões com o Benefício de Prestação Continuada do Ministério da Previdência. Atualmente, 411 mil idosos, a partir dos 67 anos, recebem do Governo um salário mínimo. A família do idoso tem que ter renda, por pessoa, inferior a 37 reais ou 1/4 do salário mínimo.

O projeto de lei nº 3561/97, do deputado Paulo Paim (PT-RS), em análise na Comissão, prevê que os idosos a partir dos 60 anos, de uma família com renda, por pessoa, inferior a um salário mínimo, possam receber o benefício. O projeto, se aprovado, vai atender cerca de 14 milhões de pessoas.

Mas Álvaro Machado alerta que é preciso estudar o impacto orçamentário da ampliação do benefício e quais serão as fontes para o novo gasto. Ele também teme que o estatuto venha a revogar a Lei que cria a Política Nacional do Idoso, regulamentada em 1996. "Essa lei é muito importante, foi construída de forma participativa. Ela foi construída de baixo para cima, num processo intenso de discussões e vem sendo implementada paulatinamente. A cada dia ganha adesão da sociedade."

O presidente da Comissão especial, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), disse que essa preocupação é equivocada porque o Estatuto, segundo ele, vai trazer contribuições. " A gente tem que lembrar que a visão de direito e cidadania a partir do Estatuto da Criança, e no caso do idoso, mudou."

Por Poliani Castello Branco/LC

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "GOVERNO DEFENDE POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.500s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats