Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ACam

EDUCAÇÃO APROVA SISTEMA DE COTA PARA NEGRO

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Câmara
Data de Publicação: 14 de dezembro de 2000
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto aprovou ontem projeto que estabelece um sistema de cotas para negros. O PL 1866/99, do deputado Luiz Alfredo Salomão (PDT-RJ), prevê a implantação do princípio de isonomia racial do negro em todos os órgãos da administração pública direta e indireta, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista da União, estados, Distrito Federal e municípios. De acordo com o projeto, os concursos públicos realizados após a publicação da lei deverão destinar 40% das vagas a candidatos negros. O objetivo é que, em vinte anos, esses órgãos contem com 20% de homens negros e 20% de mulheres negras, em todos os postos de trabalho e de direção, nos seus respectivos quadros de servidores.

A deputada Celcita Pinheiro (PFL-MT), relatora do projeto na Comissão, justifica a adoção da medida: "todo esse embasamento busca justificar a criação, no Brasil, de um sistema de cotas para negros semelhante aos existentes nos Estados Unidos e em diversos países europeus, os chamados programas de 'ação afirmativa' e de 'discriminação positiva'".

Como a matéria não foi aprovada em caráter conclusivo, deverá ser apreciado pelo Plenário, depois que passar pelas comissões de Trabalho (CTASP), de Defesa do Consumidor (CDCMAM), de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR).

Por Malena Rehbein/ CQ

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "EDUCAÇÃO APROVA SISTEMA DE COTA PARA NEGRO"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.375s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats