Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ABr

Governo poderá recorrer ao Cade se houver aumento abusivo dos combustíveis

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Brasil
Data de Publicação: 5 de maio de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Brasília - O governo federal já solicitou à Agência Nacional de Petróleo (ANP) para ficar atenta a possíveis aumentos abusivos nos preços dos combustíveis nos postos em virtude do reajuste nas refinarias anunciado pelo governo na semana passada. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a ANP poderá recorrer ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) se forem detectados abusos ou formação de cartel.

“Eu já pedi à ANP que fique vigilante, e coloquei à disposição dela os serviços da BR Distribuidora, que ajudará supletivamente na fiscalização”, informou o ministro. Ele explicou que a BR Distribuidora não tem poderes para fechar um posto, mas pode ajudar na fiscalização.

Além da vigilância da ANP, o governo conta também com a livre concorrência e com a fiscalização dos consumidores. “Ele [o consumidor] é o maior interessado. Onde o posto estiver cobrando mais caro, ele vai preferir o mais barato”, disse.

O ministro afirmou que, como não há tabelamento do preço dos combustíveis, será considerado abuso quando o preço praticado pelos postos de combustíveis exceder o aumento já anunciado pelo Ministério da Fazenda.

“Havia um preço praticado antes do aumento da gasolina e do diesel nas refinarias. É só aplicar o aumento de acordo com as tabelas colocadas à disposição do publico, e o que exceder isso será o preço cobrado a mais”, explicou.

Edison Lobão recomendou que no caso de aumentos abusivos, os consumidores denunciem ao Cade ou ao Procon.

Na última quarta-feira (30), o governo federal anunciou um reajuste de 10% no preço da gasolina e de 15% no óleo diesel nas refinarias. Para evitar que o aumento chegue aos consumidores, foi reduzida a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis.

Por: Sabrina Craide

Repórter da Agência Brasil

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Governo poderá recorrer ao Cade se houver aumento abusivo dos combustíveis"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.500s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats