Brasília - Os ex-ministros Luiz Marinho, da Previdência Social , e Marta Suplicy, do Turismo, despediram-se hoje (4) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois deixaram o governo para concorrer às prefeituras de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e São Paulo, respectivamente. Eles saíram do Palácio do Planalto certos que terão o apoio de Lula nas eleições de outubro.
"O presidente vai me apoiar e a forma como ele fará oficialmente, publicamente, ainda vai depender de como a coisa vai acontecer. Ainda não sou nem candidata oficial, somente no final do mês. Acho que o maior apoio que vou ter é o que o presidente está fazendo pelo Brasil. Isso é enorme, um gigantesco apoio", disse Marta, ao dizer à imprensa que acredita ser uma candidata com projetos inovadores e alternativos para solucionar os problemas da capital paulista.
"Espero simplesmente a recomendação do voto. Umas duas visitas na cidade já está de bom tamanho", disse Luiz Marinho, em tom de brincadeira, referindo-se ao apoio de Lula.
O presidente tem dito publicamente que pretende se manter longe de debate eleitoral e que não subirá no palanque em cidades onde houver mais de um candidato da base aliada. Indagado sobre esse posicionamento de Lula, Marinho assegurou que isso não vale para a eleição em São Bernardo do Campo.
"No papel de presidente, ele tem que tomar todos os cuidados. Não dá, evidentemente, para ele visitar todas as cidades que o PT ou que os partidos da base estejam disputando, mas São Bernardo é a sua cidade, ele é eleitor da cidade. Então se coloca naturalmente numa situação diferenciada", ponderou. Ele informou, no entanto, que não tratou sobre campanha na reunião de hoje com Lula.
Marinho e Marta também fizeram um balanço de suas gestões. Marta apontou como marcas de seu trabalho o lançamento de programas promocionais de viagem para estudantes e idosos. Marinho entregou a Lula um relatório sobre sua gestão de um ano e dois meses à frente da Previdência. Disse que sai do ministério com sensação de missão cumprida e destacou como avanços a melhoria no atendimento à população, com redução das filas, e a melhoria das contas da Previdência como conseqüência do combate às fraudes, aliado ao crescimento da economia.
O atual secretário-executivo do Turismo, Luiz Barretto Filho, entrará no lugar de Marta. Mas ela chegou a sinalizar que Lula pode escolher um outro substituto."Ele [presidente Lula] comentou que acha um cargo especial, que quer procurar alguém com carinho e tem muito apreço pelo Barretto. Também eu não tinha nenhuma sugestão específica", afirmou.
Por: Carolina Pimentel e Mylena Fiori
Repórteres da Agência Brasil
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "Ex-ministros Luiz Marinho e Marta Suplicy se despedem de Lula"
Deixe o seu comentário
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.