Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ABr

Deputado se diz surpreso com ação da PF e nega envolvimento em desvio de verbas

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Brasil
Data de Publicação: 20 de junho de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Brasília - Apontado pela Polícia Federal como suspeito de envolvimento direto em um esquema de desvio de recursos federais aplicados em obras públicas em municípios mineiros, o deputado federal João Magalhães (PMDB-MG), que teve documentos de seu gabinete apreendidos hoje (20) pela PF na Operação João de Barro, negou a participação em qualquer esquema ilícito e disse ter sido surpreendido.

"Estou muito surpreso [com a ação de busca e apreensão no gabinete parlamentar], porque não tivemos informação anterior sobre o inquérito. O que tomei conhecimento até agora foi pela imprensa. Estou em minha residência em Belo Horizonte desde cedo", afirmou Magalhães, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo Magalhães, seu advogado tentou obter um cópia do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), mas não conseguiu pelo fato de o ministro relator, Cézar Peluso, estar viajando. Uma nova tentativa será feita na segunda-feira (23).

A PF trabalha com a hipótese de que Magalhães e o deputado Ademir Camilo (PDT-DF) estejam envolvidos em práticas de corrupção passiva, concussão (extorsão cometida por funcionário público) e tráfico de influência. As investigações são feitas com a colaboração da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF).

As suspeitas policias são rechaçadas pelo deputado peemedebista: "Todos os deputados devem ter suas emendas fiscalizadas com rigor. A CGU tem que fiscalizar todos, não só [as emendas] de um ou de dois. Mas eu não tive nenhum município beneficiado com obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e muito menos com financiamento do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Estou tranqüilo", disse o deputado.

Apesar de ter base eleitoral no leste de Minas e na Zona da mata, Magalhães alega não ter votação significativa na maioria das cidades onde a PF cumpriu hoje mandados de busca , apreensão e prisões provisórias de funcionários públicos, empresários e lobistas. Disse ainda não acreditar que exista um esquema de corrupção generalizada para fraudar obras na região.

"Hoje 90% das emendas são liberadas via Caixa Econômica Federal. Ela acompanha desde o início do processo a execução e faz as medições finais [da obra] para processar o pagamento. Acho difícil acontecer isso de desvio de não sei quantos por cento. Os preços que a Caixa usa são de amplo conhecimento. É praticamente inexequível", argumentou Magalhães.

Conforme descrição da PF, o esquema investigado consiste na associação entre lobistas e empresários para ganharem licitações municipais de obras feitas com recursos de emendas parlamentares e financiadas por bancos oficiais. A partir daí, a obra é executada com materiais de baixa qualidade para viabilizar a sobra de quantia a ser desviada.

Por: Marco Antônio Soalheiro

Repórter da Agência Brasil

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Deputado se diz surpreso com ação da PF e nega envolvimento em desvio de verbas"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.563s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats