Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ABr

CNBB diz que redução da violência no país exige ações preventivas

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Brasil
Data de Publicação: 2 de junho de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Brasília - O problema da violência no Brasil não vai ser superado apenas com a repressão. "Também é preciso que haja um trabalho preventivo", defende o secretário-executivo da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Carlos Moura.

Moura diz que segurança pública não é abrir cadeias, não é reprimir, não é realizar prisões e mais prisões. "Segurança pública é dar garantia integral à população."

Ao comentar o relatorio preliminar do relator da Organização das Nações Unidas(ONU) para Execuções Sumárias, Arbitrárias e Extrajudiciais, Philip Alston, divulgado hoje (2), o representante da CNBB considerou "lamentável que policiais que têm o dever de garantir a integridade da pessoa, como representantes do Estado, pratiquem todo o tipo de excesso e barbárie". 

O documento também vincula policiais a grupos de extermínio, que seriam responsáveis por 70% dos assassinatos em Pernambuco.

Ele avaliou como necessária a formação em direitos humanos nos currículos escolares para se superar o problema da violência. Segundo Moura, esse tipo de formação deveria ser dada também durante a capacitação dos agentes policiais.

Outro ponto indicado pelo relatório são as mortes em presídios de pessoas sob a custódia do Estado. Em Pernambuco, são apontadas 61 mortes em um período de 10 meses de 2007.

Moura afirmou que "o Estado falta com seu dever porque não cumpre o que está na Lei de Execuções penais e não dá oportunidades aos presos durante o período de reclusão".

O representante da CNBB  apontou ainda a necessidade de salários "dentro realidade social", aprimoramento técnico e melhor aparelhamento para as forças policiais.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "CNBB diz que redução da violência no país exige ações preventivas"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.469s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats