Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ABr

Atividades extracurriculares melhoram auto-estima do estudante, apontam especialistas

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Brasil
Data de Publicação: 3 de julho de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Brasília - Uma lei aprovada pelo Congresso Nacional institui o ensino da música nas escolas públicas do ensino básico. A medida só aguarda a sanção presidencial para entrar em vigor. No Rio de Janeiro, uma lei aprovada pela Assembléia Legislativa estabelece o ensino do xadrez em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino.

As duas medidas introduzem no processo de aprendizado atividades extracurriculares, amplamente defendidas por educadores. A sociabilização e o aumento da auto-estima das crianças e dos adolescente são os principais benefícios das atividades extracurriculares, destaca a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP), Quézia Bombonatto.

"A criança que não consegue se sair bem nas disciplinas do currículo formal fica com a auto-estima ruim diante do grupo. Mas ela pode se sair muito bem nas outras atividades e isso se torna um motivo de inserção", aponta a pedagoga.

A lei federal ainda não entrou em vigor, mas no Centro de Ensino Fundamental 03 do Guará, no Distrito Federal, os alunos já têm aula de canto e coral, teoria musical, percussão corporal e banda marcial. Há 14 anos a escola desenvolve o projeto, e segundo a professora Sunamita Vilela, muitos ex-alunos se tornaram músicos profissionais e se apresentam até no exterior.

"Muitos hoje tocam em orquestras pelo país e fora dele. A gente quer ingressar esse aluno no mercado de trabalho, e a nova lei pode ajudar nesse sentido", disse.

Para o diretor do centro de ensino, Jairo Peixoto, além de uma oportunidade profissional, as aulas de música trabalham outros aspectos da formação do indivíduo.

"Ela trabalha a memorização, o cognitivo, mas também a disciplina. A motivação e a alegria de estar na escola também são diferentes quando existe um trabalho como esse", disse.

A aluna Paula Batista, de 14 anos, é um exemplo desses efeitos. Como a permanência na banda marcial está vinculada ao bom desempenho em outras disciplinas, ela diz que se dedica mais aos estudos.

"Nunca tinha estudado música antes e acho legal porque em outras as escolas não têm isso, é chato. Quando tem essas outras aulas a gente fica com mais vontade de vir para a escola", disse.

Segundo a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Stella Bortoni, a música, o xadrez e outras atividades artísticas e esportivas permitem uma formação integral do estudante.

"Você está formando um cidadão de uma maneira mais plena, mais completa."

Bombonatto destacou ainda que as atividades extracurriculares permitem também a promoção cultural.

"Ela pode ser uma ferramenta muito útil na inclusão social da criança, inclusive cultural, porque às vezes vai ser só na escola que ela vai ter contato com aquele tema", disse.

Por: Amanda Cieglinski

Repórter da Agência Brasil

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Atividades extracurriculares melhoram auto-estima do estudante, apontam especialistas"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.469s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats