Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ABr

Votação para a entrada da Venezuela no Mercosul terá resistência no Senado, dizem parlamentares

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Brasil
Data de Publicação: 21 de novembro de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Brasília - O terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve retornar à pauta política em 2008, quando chegar ao Senado o Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul.

A avaliação é do líder do PSB, Renato Casagrande (ES), segundo quem, "os freqüentes elogios" de Lula ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, serão usados para vincular um assunto ao outro.

"Essa será a discussão do terceiro mandato de Lula. Como o Lula fica elogiando o Chávez com freqüência, a oposição vai explorar esse assunto ao máximo e esticar a corda".

Segundo ele, a tramitação do protocolo no Senado não terá as facilidades encontradas na Câmara dos Deputados, que hoje (21) aprovou a matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). "Aqui a estrada é mais esburacada".

Para o líder do PDT, Jefferson Péres (AM), os senadores ainda estão envolvidos com as recentes críticas feitas por Chávez ao Senado brasileiro.

Em julho, o presidente da Venezuela estabeleceu um prazo de três meses para o Parlamento brasileiro votar e aprovar o protocolo de adesão, caso contrário, desistiria do ingresso no Mercosul.

"Aqui há muita resistência. Há restrições e medo quanto a política populista praticada por Hugo Chávez", afirmou o pedetista.

Para ele, o Itamaraty tem a avaliação equivocada de que, uma vez no Mercosul, o governo venezuelano teria que se adequar às condições impostas pelo bloco, dentre elas, a de garantia do Estado democrático.

"Ao contrário, acho que se o Chávez levar um tranco do Brasil, mostrando que não é bem vindo [ao Mercosul] por conta de seus métodos, aí sim ele pode se adequar", avalia Péres.

O líder do Democratas, José Agripino Maia (RN), aposta na rejeição, pelo Senado, da proposta de adesão da Venezuela ao bloco. Ele afirma ter "razões de ordem argumentativas" para acreditar que a matéria não passará.

Um dos argumentos seria o de que, uma vez integrante do mercado comum, o presidente Hugo Chávez lutaria para ser "um membro proeminente", politizando o debate interno.

"Isso prejudicaria as relações do Mercosul com a União Européia, Japão, Índia e outros países com quem nos relacionamos".

Outros senadores têm uma visão mais pragmática. Pedro Simon (PMDB-RS), membro do Parlamento do Mercosul, pensa mais alinhado ao Itamaraty.

"A partir do ingresso da Venezuela no Mercosul, nós [governo brasileiro] teremos condições de exigir que a democracia seja preservada naquele país sob pena de [a Venezuela] ser afastada. Ficando de fora do Mercosul, atiraremos a Venezuela nos braços de uma interrogação".

Para o líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), não há como desprezar a importância econômica da Venezuela na América Latina.

Ele citou como exemplo as exportações brasileiras para o país, que, segundo ele, cresceram de U$ 600 milhões para U$ 3,6 bilhões nos últimos anos.

Por: Marcos Chagas

Repórter da Agência Brasil

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Votação para a entrada da Venezuela no Mercosul terá resistência no Senado, dizem parlamentares"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.609s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats