Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ABr

Dulci afirma que sociedade não deve apenas ter voz, mas se envolver nas decisões de governo

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Brasil
Data de Publicação: 15 de novembro de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Brasília - O secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci, criticou hoje (15), em pronunciamento na 13ª Conferência Nacional da Saúde, setores contrários à participação dos movimentos sociais na formulação de políticas públicas.

De acordo com Dulci, a sociedade não deve somente mostrar sua voz, mas tem também que se envolver nas decisões de governo e na execução dessas políticas para que elas tenham sucesso.

O secretário condenou a tendência de criminalizar entidades sociais, como organizações não-governamentais (ONGs), sem atentar para o respeito que elas merecem.

"Eu queria frisar esse aspecto porque às vezes, sob o manto da investigação, sob o manto de um aperfeiçoamento ou da correção de eventuais desvios, o que se está fazendo é um combate político aos movimentos sociais, é um combate político aos movimentos populares, para afastar os movimentos do Estado, para afastar os movimentos da materialidade das políticas públicas".

Segundo Dulci, os movimentos sociais no Brasil foram pioneiros na participação social, para assegurar aos cidadãos a garantia de muitos direitos. Ele alertou, ainda, que a disputa por essa participação é "dura".

O ministro disse que os aperfeiçoamentos que o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu até agora se devem à participação popular. Reconheceu, no entanto, que é ainda preciso melhorar muito, mas lembrou que a diferença entre o sistema praticado hoje e o que era no passado é visível.

De acordo com Dulci, nos últimos cinco anos, foram realizadas 48 conferências sobre políticas públicas de âmbito federal, com a participação de estados e municípios. Mais de 2 milhões de pessoas participaram desses encontros.

O secretário-geral da Presidência da República lembrou que a criação de um programa de políticas para assegurar os direitos das mulheres veio da realização dos encontros, já tendo havido duas conferências específicas sobre a questão, sendo que na última delas foram reunidas 140 mil pessoas de 2,3 mil municípios do país.

Luiz Dulci lembrou que estão previstas para o próximo ano a realização da Conferência Nacional da Juventude e da 1ª Conferência Nacional de Comunicação. Todos esses eventos, segundo ele, visam consolidar a prática de um sistema de participação social nos atos de governo.

Por: Lourenço Canuto

Repórter da Agência Brasil

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Dulci afirma que sociedade não deve apenas ter voz, mas se envolver nas decisões de governo"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.438s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats