Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ABr

Participantes do Encontro Nacional de Fé e Política pedem democracia participativa

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Brasil
Data de Publicação: 10 de novembro de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Rio de Janeiro - Movimentos sociais, organizações não-governamentais e representantes da Igreja Católica que integram o Movimento Nacional pela Fé e Política defenderam ontem (10) a democracia participativa, com todos os cidadãos brasileiros tendo acesso às decisões políticas, moradia, educação e saúde.

Eles estão entre as cerca de 5 mil pessoas de diversos estados reunidas no 6º Encontro Nacional de Fé e Política, realizado no Sesc de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para discutir a relação entre religiões e política na América Latina. O evento termina hoje (11).

O teólogo Frei Betto, que foi conselheiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de seu governo e atualmente assessora movimentos populares, disse que "o grande problema do Brasil é que o Estado foi construído para servir a 20% da população, e não para servir ao conjunto dela". Segundo ele, há necessidade de "aprimorar a democracia brasileira e torná-la realmente participativa".

Ele também ressaltou a necessidade de multiplicar as formas de comunicação através de rádios e TVs comunitárias, fazendo uma reforma no sistema de comunicação do país. "O que ocorre no sistema de grandes veículos de comunicação no Brasil é que hoje não tem mais opção, é um pensamento único, como se refletisse o consenso da nação".

Sobre a questão da democratização dos meios de comunicação, Frei Betto afirma que "a TV pública será bem-vinda se for um aprimoramento profissional da inserção da voz popular". "Minha grande pergunta é de que maneira a TV pública vai ser um canal da voz e vez dos povos desse país", afirmou.

O teólogo Leonardo Boff correlacionou fé e política, enfatizando que a fé pode colaborar para que as relações sociais sejam de inclusão, justiça e cooperação, e não só de competição, exploração e conflito. Ele defendeu uma forma mais ampla de democracia, que é "a participação e inclusão das pessoas, dar palavra e permitir que elas ajudem a formular

projetos".

Para ele, o cidadão deixou de ser massa de manobra, pois tem consciência de seus direitos. "Quando os cidadãos se unem em movimentos sociais, a verdadeira democracia se dá pelo jogo dinâmico de participação, a política se define pela construção do bem comum", destacou.

João Pedro Stédile, um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que também participa do encontro, afirmou que é preciso recuperar a essência da democracia e formas de participação popular nas decisões políticas, principalmente no que se refere à reforma agrária.

"Nós estamos vivendo a hegemonia do modelo neoliberal. E para o capital financeiro, não precisa haver reforma agrária. Estamos num dilema, ela [a reforma] só vai deslanchar no Brasil quando derrotarmos o neoliberalismo. Infelizmente, o governo Lula está priorizando o agronegócio em vez de priorizar os camponeses".

Por: Fabíola Ortiz

Repórter da Agência Brasil

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Participantes do Encontro Nacional de Fé e Política pedem democracia participativa"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.438s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats