Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ABr

Câmara aprova projetos que alteram Código de Processo Penal

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Brasil
Data de Publicação: 17 de maio de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou hoje (17) dois projetos de lei que alteram dispositivos do Código de Processo Penal. Um dos projetos modifica o Código para excluir provas ilícitas do processo penal e agilizar as provas periciais, além de diminuir de dois para um o número de peritos oficiais. No entanto, a proposta estabelece que se a pericia for mais complexa, o juiz poderá designar mais de um perito para o caso.

Segundo o relator do projeto, deputado Valtenir Luiz Pereira (PSB-MT), como o Código de Processo Penal é de 1940 era necessário adaptá-lo ao texto constitucional, que é de 1988 e já proíbe o uso de qualquer prova ilicita ou provas derivadas das ilícitas nos processos penal, trabalhista e civil.

"As provas ilicitas e as derivadas estão proíbidas, mas as que puderem ser obtidas por outros meios passam a valer", disse. Segundo o relator, estando expressa no texto, a proibição evita discussão e questionamentos. O texto ainda depende da aprovação dos senadores.

O outro projeto aprovado pelos deputados, que também atualiza procedimentos do Código de Processo Penal, tem como objetivo agilizar os processos. O texto, que também depende de votação dos senadores, prevê que o réu e as testemunhas de acusação e de defesa poderão ser ouvidos pelo juiz em uma única vez. Isso, vai simplificar os procedimentos na área processual penal e agilizar a tramitação dos processos.

O texto também introduziu o princípio da oralidade e a possibilidade de o juiz instruir e julgar o processo em uma só audiência. Para o relator, deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), o texto fará com que as ações penais que hoje dependem de três, quatro ou cinco audiências para que haja o julgamento possa ocorrer em uma única audiência, "onde são colhidas todas as provas arroladas tanto pela acusação quanto pela defesa".

"O efeito prático é ganhar tempo, fazendo que haja o combate a uma das grandes causas da impunidade que é a morosidade judicial", disse. Ele explicou que com a aprovação e sanção da nova lei o tempo de julgamento de um processo cairá à metade. E informou que com a medida haverá quatro modalidades de julgamento de uma pessoa acusada e um crime.

Uma é o procedimento sumaríssimo nos juizados especiais para penas máximas de dois anos; outro é o rito sumário para penas de dois a quatro anos; e ainda o rito ordinário para penas superiores a quatro anos. "Somando-se a essas três possibilidades há o rito do tribunal do júri, com o julgamento aplicável especificamente aos crimes contra a vida", informou o relator.

Por: Iolando Lourenço

Repórter da Agência Brasil

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Câmara aprova projetos que alteram Código de Processo Penal"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.813s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats