Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ABr

Inflação em São Paulo sobe 0,39% em outubro, segundo Fipe

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Brasil
Data de Publicação: 6 de novembro de 2006
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na cidade de São Paulo fechou o mês de outubro em 0,39%, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A previsão do instituto era de 0,30%. O índice já havia tido alta nos últimos dois meses: 0,25% em setembro e 0,12% em agosto.

Mais uma vez, o grupo Alimentação foi o que mais pesou para a alta de preços, com variação de 1,22%. O segundo grupo a ter maior peso foi Habitação (0,43%). Segundo o economista Paulo Pichetti, coordenador da pesquisa, o item carne (bovina e frango) teve o maior aumento individual.

A surpresa ficou por conta da subida dos sub-grupo Industrializados – com altas nos preços do arroz, feijão e óleo de soja – e In Natura – principalmente subida das verduras. “Tanto um grupo quanto outro tiveram elevações entre a terceira e a última semana do mês [de outubro], que fizeram com que o grupo Alimentação tivesse um impacto maior sobre o índice”, explicou Pichetti.

Segundo ele, o item Verdura é muito sensível às condições de oferta. “Como não podem ser estocados, qualquer mudança na condição de oferta – uma chuva ou uma seca maiores – já muda de forma muito brusca os preços.”

O coordenador da Fipe lembra que o item Verdura tende a devolver estas variações ao longo do tempo. Este aumento provavelmente será compensado por uma queda nas próximas semanas.

Nas demais categorias, o IPC da Fipe apresentou as seguintes variações: Transportes (-0,18%), Habitação (0,43%), Despesas Pessoais (-0,10%); Saúde (0,16%); Vestuário (-0,09%); e Educação (0,09%).

De acordo com a fundação, o aumento da conta de água e esgoto em São Paulo no mês de setembro também contribuiu em 0,11% com a inflação do último mês, o que representou um quarto do total da variação dos IPC.

O IPC da Fipe mede o preço de produtos e serviços ao consumidor, com renda entre 1 a 20 salários mínimos (R$ 350 a R$ 7 mil) do município de São Paulo.

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Inflação em São Paulo sobe 0,39% em outubro, segundo Fipe"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.453s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats