Teclado:

Direito 2 - Beta
Busca:   

Últimas da ABr

Sociedade não confia nos políticos, mostra pesquisa

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Agência Brasil
Data de Publicação: 8 de dezembro de 2006
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  
Links Patrocinados

Brasília - A sociedade não confia nos políticos e muitos desconhecem atribuições de órgãos de combate à corrupção. É o que mostra pesquisa realizada no Distrito Federal por alunos do curso de Ciências Política da Universidade de Brasília (UnB).

A maior parte dos entrevistados (90,1%) disse não confiar nos políticos, sendo que 73% não acreditam no trabalho dos senadores e 85,7% não confiam nos deputados. O Judiciário também não obteve bons resultados, uma vez que 53,4% disseram que desaprovam a Justiça Brasileira. A população mostra confiança nas Forças Armadas (63,4%), na Polícia Federal (63,1%), nos bombeiros (36%) e professores (28,6%).

O professor Ricardo Caldas, um dos coordenadores da pesquisa, destacou ainda dados que mostram que a população de Brasília não conhece órgãos de combate à corrupção como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU). Os números mostram que 55,1% não conhecem o trabalho do TCU e 68,4% desconhecem o trabalho da CGU.

No entanto, o professor disse que a população continua otimista e que 86% dos entrevistados acreditam que a corrupção pode ser combatida. Eles apontaram como órgãos para enfrentar o crime o Ministério Público, a Polícia Federal e a própria sociedade. “Para a sociedade ter participação, ela precisa se organizar”, defendeu Caldas. 

Além disso, a pesquisa mostrou que a corrupção não está longe da sociedade. O professor disse que 20% - ou uma em cada cinco pessoas - afirmaram que estiveram envolvidas em algum ato de corrupção – seja recebendo ou dando propina.

A pesquisa foi apresentada no Senado, em audiência que lembrou o Dia Internacional contra Corrupção. Foram ouvidas 839 pessoas entre os dias 7 e 17 de setembro de 2006. Dos entrevistados, 30,9%m têm de 18 a 25 anos e 55,6% têm trabalho fixo. Dos ouvidos pela pesquisa, 35,6% cursaram até o segundo grau, 23,8% têm o ensino superior incompleto e 25,6%, o superior completo.

Por: Luciana Vasconcelos

Repórter da Agência Brasil

 

 Link para a página original


0 pessoas comentaram a notícia "Sociedade não confia nos políticos, mostra pesquisa"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.
    Recomende esta página   Imprimir esta página
    © 1999 - 2008 Direito2.com.br® alguns direitos reservados.
    Termos de Uso - Privacidade - Alerta - Informar Bug - Acessibilidade

    Todo o conteúdo poderá ser copiado desde que devidamente identificada a origem.
    Processada em 0.438s
    Brasil
    Aprovado - Acessibilidade Brasil
    NAC: C976D GKG2G
    Veja meus vizinhos na Internet
    Valid XHTML 1.1
    Valid CSS!
    Any Browser
    W3 Table Less
    WeZ Stats