Brasília - A bancada do PMDB decidiu hoje (6) que o partido vai lançar candidato para disputar a presidência da Câmara dos Deputados.
O nome do candidato deve ser definido na próxima terça-feira (12), em reunião dos peemedebistas.
O partido tem dois pré-candidatos: deputados Eunicio Oliveira (CE) e Geddel Vieira Lima (BA).
“Todos são a favor da candidatura do PMDB à presidência da Câmara. A bancada entende que, regimentalmente, tem direito de indicar o nome, e não precisa abrir mão desse direito", disse Oliveira.
Tradicionalmente, o partido que elege a maior bancada tem o direito de indicar o candidato à presidência da Casa. O PMDB elegeu o maior número de deputados em 1º de outubro.
Na opinião de Oliveira, a base aliada do governo na Câmara precisa chegar a um consenso para a escolha de um candidato único.
“Vou trabalhar para buscar a unidade da base, mas vejo um sentimento forte da bancada de fazer valer o seu candidato”.
A eleição deve ocorrer no dia 1º ou 2º de fevereiro de 2007. O futuro presidente da Câmara será eleito pelos novos deputados, que vão tomar posse em 1º de fevereiro.
Para ser eleito em primeiro turno, o presidente precisará de no mínimo 257 votos favoráveis.
O cargo tem importância significativa, já que o presidente conduz as sessões e define as matérias a serem votadas pelo plenário. O presidente da Câmara também é o segundo na escala sucessória da Presidência da República.
Por: Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Link para a página original
0 pessoas comentaram a notícia "PMDB decide lançar candidato à presidência da Câmara dos Deputados"
Deixe o seu comentário
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Direito 2.